15ª Festa Nordestina de Suzano começa nesta quinta-feira


Evento segue até domingo (13) e conta com apresentações musicais, parque de diversão, sorteio de prêmios e o principal: barracas de comidas típicas. Festa Nordestina de Suzano começa nesta quinta-feira
A 15ª Festa Nordestina de Suzano começa nesta quinta-feira (10) no Parque Max Feffer. O evento segue até domingo (13) e conta com apresentações musicais, parque de diversão, sorteio de prêmios e o principal: barracas de comidas típicas.
Uma das figurinhas marcadas do evento é a baiana Altamira Gomes de Oliveira Rocha. A aposentada de 71 anos conta que veio para São Paulo quando tinha apenas 14. “Nós éramos muito pobres. Minha mãe tinha seis filhos, fui criada sem pai e, eu como uma das filhas mais velhas, decidi vir para São Paulo e comecei a trabalhar”.
“Comecei a trabalhar e eu descobri que as pessoas riam e tiravam sarro de mim. Meu sotaque foi muito criticado. Faziam piadinhas, essas brincadeirinhas… Mas a gente vai superando. Sempre acreditei muito em Deus e acho que foi isso que me ajudou muito”.
Na Festa Nordestina, Altamira trabalha na equipe do caixa e conta que já conheceu muitos conterrâneos no evento. “É muito bom, sempre é muito legal. Antigamente eram dois dias de festa e dessa vez serão quatro. Quem puder comparecer, compareça”.
A sergipana Regina Célia Barros é dona de um restaurante de comida nordestina em Suzano
Reprodução/TV Diário
Quem também não perde uma edição da festa é a sergipana Regina Célia Barros, que veio para São Paulo aos 15 anos. “Quando eu cheguei, muitas coisas eu não sabia o que eram, como o gibi [doce], o arquinho de colocar no cabelo… Então as pessoas brincavam muito. Eu sempre levei na brincadeira porque a vida já é tão difícil, então sorrir é melhor, né? Sorrir faz parte do nordestino”.
Regina conta que fez bordados, vendeu doces, cachorro-quente, trabalhou em chácara e montou até uma escolinha dentro de casa para ajudar as crianças. Entretanto, o local que ela se encontrou mesmo foi na cozinha, fazendo o que mais ama: comida nordestina.
Para ela, a Festa Nordestina é um momento de conexão e valorização da cultura do nordeste. “É emocionante. Uma celebração pequena se transformou em uma festa imensa, linda”.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.