Na retomada da quermesse da Festa do Divino, organização mantém projeto de sustentabilidade ‘Divino Verde’


O projeto promove a coleta de materiais recicláveis e material orgânico e, neste ano, a comemoração também conta com a arrecadação de tampinhas e com a coleta de óleo. A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes será realizada entre os dias 18 a 28 de maio. Caminhada Ecológica faz parte das atividades promovidas pelo projeto Divino Verde, da Festa do Divino de Mogi das Cruzes
Natália Amschinger/Divulgação
Após três anos de suspensão da quermesse da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes por causa da pandemia de Covid-19, o evento vai voltar a ser realizado em 2023, de 18 a 28 de maio. Neste ano de retomada, mais uma vez as entidades participantes e visitantes poderão participar do projeto “Divino Verde”, que promove o incentivo à sustentabilidade e ações de conscientização e educação ambiental.
LEIA MAIS
‘Abelinhas’ e ‘zangões’ começam produção de quitutes para a Festa do Divino de Mogi
Novos festeiros e capitães-de-mastro da Festa do Divino são anunciados em Mogi das Cruzes
No primeiro sábado da festa, os interessados poderão participar da Caminhada Ecológica, que sairá da Avenida Cívica e seguirá até o Parque Centenário, onde será feita a plantação de mudas.
“Queremos promover a educação ambiental, para que as pessoas entendam não só a necessidade de jogar o lixo no local certo, mas uma série de ações de preservação que estavam sendo deixadas de lado”, afirma o presidente da Associação Pró-Festa do Divino, José Carlos Nunes Junior.
“Nosso objetivo é mostrar que a natureza faz parte da nossa vida, temos que pensar no futuro”, diz.
Trajeto da Caminhada Ecológica começa na Avenida Cívica e segue até o Parque Centenário
Natália Amschinger/Divulgação
Além de realizar a coleta de materiais recicláveis e material orgânico, a comemoração deste ano conta com a arrecadação de tampinhas e coleta de óleo. Os visitantes poderão trocar o óleo usado por um sabão, já as tampinhas arrecadadas serão enviadas para uma Organização Não Governamental (ONG) que troca o material por cadeiras de rodas, cadeiras de banho, entre outros.
“O Divino Verde foi criado em 2013, quando começamos a pensar no que dava para ser feito com os resíduos que eram jogados fora, descarte de óleo e tudo o que era gerado durante a festa. A partir desse momento resolvemos criar o projeto, pensando em transformar a celebração em um evento sustentável”, explica.
Após a decisão, a equipe da associação entrou em contato com o secretário de Meio Ambiente na gestão da época, Romildo Campello, e com um consultor ambiental para o desenvolvimento do projeto. A partir deste momento, algumas empresas e a Pastoral da Ecologia se juntaram à iniciativa.
“As entidades que participam da Festa do Divino são orientadas sobre como melhorar a sustentabilidade do evento, o que é melhor usar para a venda dos alimentos, saquinhos de plástico ou saquinhos de papel, o tipo de material que conseguimos aproveitar, entre tantas outras dicas. Aquele trabalho que – na época – era pequenininho, tomou uma proporção muito grande”, diz.
Ação faz parte da programação da Festa do Divino de Mogi das Cruzes há dez anos
Natália Amschinger/Divulgação
“As mudanças não acontecem da noite para o dia, mas são necessárias, mesmo que aconteça de pouquinho em pouquinho. Esperamos que a cada ano o projeto cresça mais e que ele possa, não só tornar a festa sustentável, mas sim ajudar o planeta”.
O presidente explica que os materiais recicláveis serão encaminhados para a usina de triagem de recicláveis da cidade. Já os resíduos orgânicos serão encaminhados para compostagem pela empresa de sustentabilidade que participa do projeto,.
Mais detalhes sobre o horário da Caminhada Ecológica ou sobre a troca de óleo serão divulgados em uma data próxima ao evento.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.