Suzano começa período de inscrições para ano letivo de 2024 na rede municipal de ensino


Vagas são para crianças de 0 a 3 anos e 4 e 5 anos. O período de matrícula segue até o dia 15 de setembro. Suzano começa período de inscrições para ano letivo de 2024 na rede municipal de ensino
Prefeitura de Suzano/Divulgação
Os moradores de Suzano podem matricular as crianças de 0 a 3 anos e 4 e 5 anos na rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (14). As vagas são para o ano letivo de 2024 e o período de matrícula segue até o dia 15 de setembro.
Segundo a administração municipal, a matrícula é feita diretamente em uma das unidades escolares da cidade (os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura). Vale lembrar que quem fez a inscrição no ano passado e não conseguiu as vagas deve realizar novamente o cadastro.
É necessária a apresentação de uma lista de documentos (veja abaixo), que incluem identificação do responsável, vínculo com a criança e também referentes à renda. A relação também inclui comprovante de adesão a programas sociais, como o Bolsa Família.
Os dados colhidos neste primeiro momento darão suporte para a Secretaria Municipal de Educação realizar o planejamento a ser implementado nas unidades escolares disponíveis nas regiões central, norte e sul da cidade.
A Prefeitura informa que as inscrições antecipadas são importantes para que se estime os recursos necessários para a execução dos serviços desenvolvidos ao longo do ano, de forma que possam ser proporcionadas as condições ideais para a oferta de ensino e a aprendizagem dos estudantes.
As vagas serão preenchidas conforme uma pontuação que leva em conta, entre outros critérios, a vulnerabilidade social de cada família e também o cumprimento dos prazos. Assim, se o pai ou responsável deixar de realizar a inscrição no prazo definido para essa etapa, ou seja, após o dia 15 de setembro, ele deixa de somar os pontos referentes a esse critério.
Lista de documentos
Para efetuar a inscrição de crianças de 0 a 3 anos, os documentos necessários são:
CPF descrito na Certidão de Nascimento ou RG;
Comprovante atual de residência (dos últimos três meses), no nome do pai, mãe ou responsável legal: conta de luz, água e telefone, contrato de aluguel, carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou outros documentos emitidos por órgãos oficiais ou recebidos pelos Correios;
Comprovante de trabalho da mãe trabalhadora ou, havendo, do único responsável pela criança, se trabalhador: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), declaração de trabalho com timbre do empregador, holerite, documento de próprio punho informando a renda (em caso de autônomo);
Comprovante de renda de todos os componentes trabalhadores da família, podendo tal informação estar contida em uma única declaração.
Extrato bancário com valor do benefício do Bolsa Família ou cartão do benefício, ou declaração pelo próprio beneficiário para consulta no site da Prefeitura.
Já para crianças de 4 e 5 anos, os documentos necessários para inscrição são:
CPF descrito na Certidão de Nascimento ou RG;
Comprovante atual de residência (dos últimos três meses), no nome do pai, mãe ou responsável legal: conta de luz, água e telefone, contrato de aluguel, carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou outros documentos emitidos por órgãos oficiais ou recebidos pelos Correios.
Segundo a Prefeitura, na falta de comprovante de endereço, o interessado deve apresentar uma declaração conforme lei 7.115/1983 (se comprovada falsa declaração, sujeitar-se-á o declarante às sanções civis).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4744-8900 (nos ramais 8013, 8925 e 8926) e, pelo e-mail, [email protected].
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.