Concurso para professores em Itaquá registra mais de 500 recursos de candidatos

O Concurso Público 1/25, da Prefeitura de Itaquaquecetuba, que visa à admissão de professores junto ao sistema municipal de ensino da Secretaria de Educação, foi suspenso após o Instituto IGD-RH, responsável pela aplicação das provas e tabulação dos resultados, receber mais de 500 recursos dos candidatos que prestaram o certame.

  • Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
  • Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
  • Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.

O IGD-RH, inclusive, pediu a prorrogação do prazo, sob alegação de que precisa analisar os recursos interpostos, movimento que foi concedido pela administração municipal. No entanto, o concurso está suspenso até que os apontamentos sejam esclarecidos, conforme informou a administração municipal.

LEIA TAMBÉM

  • MP recebe denúncias sobre concurso de Itaquá e prefeitura questiona empresa realizadora

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), foi às redes sociais prestar esclarecimentos sobre o assunto.

“Nós oficiamos a empresa para poder apurar os inúmeros apontamentos que foram feitos na última prova e acabou de chegar um e-mail, da própria empresa, solicitando prorrogação de prazo, sob a alegação de que interpuseram mais de 500 recursos.

Para mostrar lisura, de maneira transparente, para que, depois de tudo apurado, a gente apresente para vocês tudo [os resultados] de maneira definitiva, fica suspenso o concurso”, disse.

Em nota enviada ao O Diário, a prefeitura informou ainda que “está comprometida em promover e cobrar a lisura e transparência no processo para que os futuros professores sejam escolhidos com total imparcialidade”.

Entenda o caso

O Diário também entrou em contato com o MPSP para verificar a veracidade das denúncias, ainda em 14 de março, que respondeu em nota: “O MPSP tem recebido diversas denúncias que estão sendo recepcionadas na promotoria de Justiça de Itaquaquecetuba, e ainda estão em fase de distribuição para a promotoria responsável”. 

  • A reportagem também tentou contato na última segunda-feira (17/3) para obter mais informações acerca do andamento das investigações sobre o caso, mas não obteve retorno até o momento.

Reclamações

A concentração de notas elevadas gerou questionamentos entre os candidatos. Segundo relatos, os 100 primeiros colocados teriam obtido entre 96 e 98 pontos, o que levantou dúvidas sobre a complexidade da prova e a alta nota de corte. Para muitos participantes, os indícios reforçam a necessidade de uma apuração detalhada antes da homologação do certame.

Uma candidata, que preferiu não se identificar, afirmou que sua nota deveria ter sido suficiente para seguir no processo, mas seu nome não apareceu na classificação final.

“Houve muitas reclamações sobre a falta de acesso ao espelho da prova e ao gabarito individual. Além disso, alguns candidatos relataram que, ao chegarem para a prova, descobriram que seus nomes não estavam na lista de presença e acabaram impedidos de fazer o exame”, destaca.

Entre os principais questionamentos está o alto número de aprovados que ocupam cargos comissionados na administração municipal, além das notas consideradas excepcionalmente altas. Larissa Batista, que prestou a prova e integra um grupo de candidatos que buscam esclarecimentos, afirma que a lista de classificação final chamou atenção.

“Quando a relação dos aprovados foi divulgada, notamos que vários nomes pertenciam a servidores comissionados. Eu mesma trabalhei como estagiária [em escolas de Itaquá] e reconheci diversos deles entre os primeiros colocados, todos com notas muito altas. Isso nos deixou preocupados”, afirma.

Todas as informações

Em resposta aos questionamentos feitos na última quinta-feira (13/3), a Prefeitura de Itaquaquecetuba afirmou que o edital do concurso continha todas as informações, regras e critérios necessários para consulta dos candidatos. Quanto ao número de funcionários comissionados aprovados, a administração municipal declarou que ainda não é possível mensurar, pois o processo seletivo não foi concluído.

A gestão também ressaltou que está ciente das preocupações levantadas e que já encaminhou um ofício à empresa responsável pelo concurso. O objetivo, segundo a prefeitura, é garantir a transparência e a lisura do certame, além de esclarecer os apontamentos feitos pelos candidatos.

O post Concurso para professores em Itaquá registra mais de 500 recursos de candidatos apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.