Conheça a história da Queimada, brincadeira que abre o 1º dia dos Jogos Interescolares

Começam, nesta segunda-feira (24), as primeiras partidas dos Jogos Interescolares Mogi Travel 2025. Hoje, os estudantes jogam ‘Queimada’, uma brincadeira clássica que teve a sua origem há muitos anos, na Idade Média. Ao todo, 12 confrontos do Sub 13 acontecem no Clube Náutico, a partir das 14h.

Confira a tabela de jogos

Fonte: Organização dos Jogos Interescolares Mogi Travel 2025
  • Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
  • Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
  • Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.

História

Não há um consenso exato sobre a origem da Queimada, mas a versão mais aceita marca a Europa Meridional como possível local de surgimento da brincadeira. Segundo os historiadores, no reino da Papônia – uma província antiga do Império Romano – o rei Papus inventou um método diferenciado para treinar seus soldados: para preparar a sua infantaria contra a invasão dos povos bárbaros, os soldados eram treinados com o arremesso de bolas de fogo.

Quando os soldados voltavam vitoriosos dos conflitos, o povoado celebrava com uma festa e com encenações teatrais, imitando o arremesso das bolas de fogo. A partir daí, o que começou como um treino de guerra se popularizou entre as pessoas e começou a se espalhar pelo continente, tornando-se o jogo que conhecemos hoje.

Jogos Interescolares

A programação esportiva, que começa oficialmente hoje, se estende até novembro, contando com diversas modalidades, além de 3 mil alunos participando em período contrário ao de aula. Para mais informações e detalhes sobre as competições, os interessados podem acessar o site oficial: www.jogosinterescolares.com.

O torneio irá abranger diferentes faixas etárias e, entre os esportes disputados, estão: futsal, fut 7, vôlei, basquete, queimada, streetball, mini vôlei de areia, natação e beach tennis.

O post Conheça a história da Queimada, brincadeira que abre o 1º dia dos Jogos Interescolares apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.