Uma importante ferramenta para ampliar a prevenção da violência contra as mulheres em Mogi das Cruzes, assim como os serviços de atendimento e acolhimento às vítimas, foi anunciada nesta quinta-feira (27/3), na Prefeitura de Mogi das Cruzes. A cidade, de forma pioneira, aderiu ao “Pacto Ninguém se Cala”, uma iniciativa do Ministério Público Estadual.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Mogi é pioneira entre os municípios do Estado de São Paulo na adesão ao Pacto, e a primeira da região do Alto Tietê. O objetivo é incentivar a conscientização do enfrentamento da violência contra a mulher, abrangendo espaços públicos, eventos, estabelecimentos e os locais de trabalho. São 72 signatários da iniciativa, entre instituições, empresas e órgãos públicos.
A adesão ao pacto possibilita a ampliação do atendimento às mulheres, já que será adotado um protocolo de ações preventivas para o enfrentamento da cultura do estupro, da violência e do assédio na cidade. As iniciativas são baseadas na sensibilização, orientação e no engajamento do público. Estão previstas ações de orientação junto a comerciantes e responsáveis por bares, restaurantes e casas noturnas, além da fiscalização sobre a adoção de medidas de proteção às mulheres.
A iniciativa faz parte da programação Março Por Elas, que reúne palestras, atividades esportivas, exposições, eventos culturais, de saúde e ambientais durante todo o mês e se estenderá nesta sexta-feira (28/3) com o 1º Fórum das Mulheres Mogianas, sendo encerrada no domingo (30/3), com a Caminhada Parque a Parque, que arrecada produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência.
Fórum da Mulher
Nesta sexta-feira (28/3), a partir das 9h, o 1º Fórum da Mulher Mogiana reunirá representantes de vários setores da sociedade, como mediadoras de discussões sobre os mais diversos temas envolvendo o universo feminino, com destaque para políticas públicas de garantia dos direitos, ações de proteção às vítimas de violência, cuidados no geral, incentivo à geração de emprego e renda, entre outros.
Presenças
Participarão das discussões: a delegada assistente da Delegacia de Defesa da Mulher de Mogi das Cruzes, Drª Ana Flávia Sales Martins Ferreira, a jovem estudante Camila Olivo Prado; a empreendedora, mãe adotiva e solo, Elaine Salin; a diretora da ONG Acredita Poderosa, Fernanda Calazans; a mulher trans, cabeleireira, artista e apresentadora, Jaqueline Aquela.
Também estarão presentes a paratleta da seleção brasileira e bicampeã de bocha paralímpica, Josiana Batista da Silva, a mãe atípica Laíne Souza, a secretária municipal da Mulher, Livia Bolina, a jornalista e empreendedora Marilucy Cardoso, a educadora e ex-vereadora Marinês Piva, a comerciante Penha Cardoso, Rosana Pierucetti – advogada e presidente da OSC Recomeçar, Rosana Pierucetti, e a secretária adjunta de Segurança de Mogi, Thais Nascimento.
O evento será no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Nova Mogilar. As inscrições estão abertas no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, pelo link.
O post Mogi assina o ‘Pacto Ninguém se Cala’, de defesa e apoio à mulher apareceu primeiro em O Diário de Mogi.