A primeira edição da Operação Força Azul prendeu três pessoas e apreendeu quase 1,5 mil porções de entorpecentes. A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes entre a tarde desta quinta-feira (27/03) e a madrugada desta sexta-feira (28/03), com foco no distrito de Jundiapeba e algumas regiões de Braz Cubas.
A Operação Força Azul foi lançada durante a cerimônia de incorporação de 64 novos guardas civis municipais ao patrulhamento nas ruas da cidade, realizada nesta quinta-feira, no Largo da Feira de Jundiapeba, com a presença da prefeita Mara Bertaiolli. A ação ampliará a presença na corporação nos bairros da cidade e atenderá todas as regiões da cidade, de acordo com uma programação de intervenções.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
“A Guarda Civil Municipal tem um papel importante no sistema de segurança de Mogi das Cruzes e, com a Operação Força Azul, reforçamos o trabalho de patrulhamento nos bairros, ampliando a sensação de segurança da população e combatendo a criminalidade. A primeira etapa deste trabalho teve um resultado bastante positivo, com apreensão de grande quantidade de entorpecentes e prisões”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
Nesta primeira edição, um homem procurado pela Justiça foi capturado. Além disso, os guardas civis municipais registraram um flagrante de tráfico de drogas, com a prisão de um suspeito, e de desrespeito à medida protetiva, em que o acusado também foi detido. Os três foram apresentados à Central de Flagrantes da Polícia Civil e ao 4º Distrito Policial, em Jundiapeba, e ficaram à disposição da Justiça.
Durante a operação também foram apreendidas 1.486 porções de entorpecentes, sendo 557 de maconha, 499 de cocaína, 418 de crack, 6 de lança perfume e 6 de ecstasy. Um celular também foi apreendido e uma motocicleta foi localizada.
A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes conta com 302 guardas civis. A corporação mantém o patrulhamento em todas as regiões do município, em um trabalho conjunto com a Polícia Militar. O trabalho também compreende o monitoramento com câmeras, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), além de grupamentos específicos, como a Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.
O post Operação Força Azul apreende quase 1,5 mil porções de entorpecentes e detém suspeitos apareceu primeiro em O Diário de Mogi.