A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica, entre esta segunda-feira (31) e 9 de abril, a primeira edição da Prova Paulista de 2025. A partir deste ano, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental também serão avaliados, além dos alunos do 5ª ano até a 3ª série do Ensino Médio. Mais de 124,7 mil alunos da rede estadual no Alto Tietê participam do exame.
Outra mudança nesta edição da Prova Paulista é a inclusão dos componentes de educação financeira e tecnologia e inovação do currículo de classes do 6º ao 8º anos.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
A Seduc-SP definiu dois dias de prova para cada ano/série (veja tabela abaixo), sempre no mesmo turno de aula em que o aluno está matriculado. Todas as questões são de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, mas a quantidade e as disciplinas variam de acordo com a etapa:
4º e 5º anos do Fundamental
- 30 questões por dia
- Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história
6º, 7º, 8º e 9º anos do Fundamental
- 40 questões por dia
- Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, geografia e história – educação financeira e tecnologia e inovação aplicáveis de 6º a 8º anos
1ª, 2ª e 3ª séries do Médio
- 45 questões por dia
- Língua portuguesa, língua Inglesa, matemática, química, física, geografia, história e educação financeira – conteúdo dos itinerários de exatas, humanas e profissionalizantes aplicáveis da 2ª e 3ª séries
“A Prova Paulista é fundamental para o planejamento e ajustes de rota ao longo do ano letivo. Como as provas são digitais, o resultado é calculado de forma rápida. Isso facilita o trabalho dos professores e dos gestores das escolas que conseguem identificar as dificuldades e avanços dos estudantes a cada bimestre. Por isso é muito importante a presença de todos os alunos nos dias de prova”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.
Classificação para a próxima fase da Olimpíada de Matemática
A Prova Paulista do 1º bimestre mais uma vez será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição.
Entre os 2,4 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (6º ano à 3ª série) que devem realizar a Prova Paulista em todo o Estado, serão selecionados e automaticamente classificados para a segunda fase da Omasp os 30% estudantes de cada ano ou série, de cada escola, que tiverem as melhores pontuações.
Calendário
Confira as datas de aplicação da Prova Paulista de cada etapa:

O post Alunos da rede estadual do Alto Tietê realizam a Prova Paulista a partir desta segunda-feira apareceu primeiro em O Diário de Mogi.