Desde sábado (29/3), os motoristas que vêm da avenida Pedro Romero utilizam uma alça de acesso em direção a Cezar de Souza. A alteração já foi responsável pela redução do número de veículos na rotatória e uma consequente melhoria do fluxo de automóveis no local. A mudança ainda é provisória: com o avanço das obras, no futuro será possível utilizar o desenho definitivo da nova rotatória, que oferecerá mais alternativas aos motoristas, contribuindo para a melhoria do tráfego na região.
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Nilmar Ferreira, explica que a retomada das obras da rotatória, em fevereiro deste ano, ocorreu após a solução de pendências administrativas com a empresa contratada. “Esta foi uma determinação expressa da prefeita Mara Bertaiolli e, com a solução dessas pendências, conseguimos imprimir um ritmo acelerado às obras, com máquinas e funcionários trabalhando de forma intensa na rotatória”, explicou, acrescentando que o trabalho ocorre de forma integrada com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.
A liberação do tráfego pela nova alça também permitirá que sejam realizados serviços no antigo traçado, de acordo com o projeto para o local. Isso permitirá novos avanços nas obras, que são esperadas pela população e melhorarão a mobilidade em toda Região Leste da cidade.
“A prefeita Mara Bertaiolli foi clara e determinou que as obras avançassem, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito naquela região. Estamos acompanhando o andamento dos trabalhos e adotando medidas para melhorar a fluidez e a segurança do tráfego, como é o caso da utilização de uma nova alça. À medida que os trabalhos avançarem, faremos novos ajustes até que o traçado definitivo esteja concluído. No entanto, durante o período de obras, é importante que motoristas, motociclistas e pedestres trafeguem com atenção, sempre respeitando a sinalização existente”, disse o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.
Corredor Nordeste
O Corredor Nordeste é uma obra de grande porte que compreende mais uma etapa do anel viário de Mogi das Cruzes. O contrato foi assinado em agosto de 2022 com previsão de término para agosto de 2025. No entanto, as obras se iniciaram somente no início de 2023, sendo necessário a prorrogação do prazo para 2026.
O investimento é de R$ 121,5 milhões, com recursos do Banco de Fomento da América Latina e Caribe (CAF). Cerca de 80 funcionários trabalham atualmente no local, com o apoio de máquinas e equipamentos.
O novo corredor terá 2,4 quilômetros de extensão, com início na avenida Francisco Rodrigues Filho, na altura da rotatória com a Pedro Romero, onde a remodelação geométrica já está sendo feita. A partir deste ponto, uma nova avenida será construída, oferecendo ligação com o viaduto, que seguirá por 120 metros até avenida Dante Jordão Stoppa, próximo ao centro de compras do bairro e paralelamente à avenida Ricieri José Marcatto.
O Corredor Nordeste prevê a execução de mais um trecho do anel viário da cidade. A intervenção fará a conexão entre a região da avenida Francisco Rodrigues Filho e a avenida Vereador Dante Jordão Stoppa. Será uma alternativa à já saturada avenida Ricieiri José Marcatto e também uma nova possibilidade de deslocamento, beneficiando a Região Leste da cidade.
Quando a obra estiver concluída, haverá outras mudanças no trânsito da região. O motorista que segue atualmente pela avenida João XXIII e entra na avenida Jordão Dante Stoppa encontra uma rotatória, que será substituída por um retorno. Somada aos trechos que já existem e serão remodelados, as intervenções no trânsito local devem chegar a um total de 3,3 quilômetros. A obra contará ainda com 1.850 metros de ciclovias.