Cerca de cem Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estiveram mobilizados nesta iniciativa, que teve como objetivo principal o diagnóstico da enfermidade, por meio do exame de escarro. O atendimento garante o tratamento imediato dos munícipes que apresentam os sinais referentes à tuberculose, que incluem tosse seca ou com expectoração por mais de três semanas, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suores noturnos.
O ponto alto desta campanha foi o dia 24 de março, quando foram realizadas atividades especiais em alusão ao Dia Mundial de Prevenção e Combate à Tuberculose. Nesta data, todos os postos de saúde do município promoveram ações para alertar a população, detectar casos suspeitos e encaminhar pacientes para tratamento. A programação contou com organização de palestras e distribuição de materiais informativos sobre a doença.
Vale destacar que o trabalho de prevenção e combate à tuberculose acontece o ano inteiro, mas há dois períodos de intensificação, justamente em março e também em setembro. Nestas oportunidades, é feita a conscientização por parte das equipes da Saúde, mesmo para aqueles que não apresentam sintomas, que são orientados a procurar postos e obter mais informações sobre a doença, tendo em vista a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Além das unidades da Atenção Básica, cujos endereços podem ser visualizados pelo endereço bit.ly/EnderecosUBS, Suzano também conta com um Ambulatório Municipal de Tisiologia, anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CS II (avenida Paulo Portela, 205 – Centro), especializado no atendimento a pacientes com tuberculose. Em 2023, o espaço passou por uma revitalização completa com troca de piso, renovação da mobília, pintura das instalações e asfaltamento do estacionamento, além de melhorias na acessibilidade, tornando o espaço mais adequado para os usuários.
Por conta do trabalho feito na cidade, o Ambulatório Municipal de Tisiologia foi premiado pelo “Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo”, também no ano de 2023, após alcançar a meta estabelecida durante as 1ª e 2ª etapas da “Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios”. O reconhecimento demonstra o compromisso da cidade com o controle e o combate à tuberculose, garantindo um atendimento eficaz e humanizado à população.
A enfermeira da rede Elizângela Lopes de Assis Lima enalteceu a mobilização de toda a equipe para garantir o trabalho de excelência nessa área de atuação. “Estamos cumprindo o nosso papel e colaborando para combater a tuberculose em nosso município. O trabalho em conjunto entre todos os agentes envolvidos, cada um na sua área, garante a identificação, o diagnóstico, o tratamento e a cura da doença, evitando que as pessoas tenham a sua saúde comprometida e possam até perder a vida”, lembrou.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, parabenizou o setor pelos resultados alcançados. “É uma grande satisfação poder contar com essa equipe de profissionais. O trabalho de busca ativa requer empenho, dedicação e conhecimento por parte dos envolvidos. A estrutura e as equipes da Saúde estão sempre mobilizadas para atender com presteza e qualidade aqueles que precisam de cuidado e dos atendimentos especializados. É uma prova da nossa preocupação com os munícipes de Suzano”, afirmou o titular da pasta.