Falta de infraestrutura revolta moradores do Botujuru

Eles afirmam que entre os problemas do bairro de Mogi das Cruzes estão falta de pavimentação e esgoto. Prefeitura informou que região vai receber o mutirão cidade bonita. Buracos em rua causam transtornos a moradores do bairro Botujuru em Mogi
Os moradores da Rua Santa Cruz do André, no bairro do Botujuru em Mogi das Cruzes, esperam soluções há mais de uma década. Enquanto elas não chegam, o jeito é se virar para tentar diminuir os prejuízos.
O pedreiro Antônio Roberto Nogueira conhece bem essa realidade. O escapamento do carro dele agora não passa de sucata. “Aconteceu o seguinte, a gente chegou do serviço e tinha passado uma chuva aqui antes. Quando passamos na subidinha foi onde enroscou o escapamento no asfalto e arrancou.”
Recentemente, depois de uma forte chuva, Nogueira passou por um susto. “Eu tirei meu carro para trabalhar de manhã cedo e deixei na esquina, no canto da calçada, quando fui fechar o portão eu olhei para trás e o carro já tinha afundado no meio da rua.”
Para tentar diminuir os problemas da rua, os moradores se unem todos os anos e pagam mais de R$ 1 mil para que uma máquina deixe a via mais nivelada e permita a passagem de carros. Mas quando o assunto é saúde, a solução foge das mãos dos moradores. “Desde que eu moro aqui é sempre assim. Cheio de buraco, ninguém vem fazer nada e vive aqui no abandono que nem ambulância desce aqui. Ou a gente leva lá para cima, arruma carro e nós leva”, afirma a protetora de animais Maria Lúcia da Silva Andrade.
Muitos moradores, como o pedreiro Luiz Fernando tiveram que adaptar as suas casas para que a água da chuva não invada os imóveis. “Eu coloco a tábua para servir de comporta para poder desviar a força da água. Vai um pouquinho, mas já não é tão grave. Fica enchente dos dois lados da rua.”
Problemas no chão e também no alto. Segundo os moradores, depois de sete meses no escuro, as lâmpadas dos postes foram trocadas. Mas parte do equipamento está pendurado por um fio. Outra queixa é o esgoto a céu aberto.
A EDP informou que a responsabilidade pelo problema de energia é da Prefeitura de Mogi. O diário TV pediu uma posição para a Prefeitura sobre todas as reclamações dos moradores. A Prefeitura informou que na próxima semana terá início naquela região o mutirão cidade bonita, que inclui o serviço de tapa buraco.
Sobre a fiação elétrica, a Prefeitura vai notificar a concessionária EDP para tomar providências. Também informou que o recapeamento foi feito nas ruas Felipe Sawaya, Santa Cruz do André e Manjar Celeste em 2022, por meio do programa Nova Mogi de recuperação asfáltica. A Prefeitura lembra que os pedidos de manutenção podem ser feitos pela comunidade por meio dos canais oficiais. A Ouvidoria atende pelo telefone 156, ou por meio do aplicativo Colab. Sobre o esgoto, o Semae informa que o Botujuru tem rede de coleta, que envia o esgoto para tratamento.
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.