Veja nove novidades do Festival de Outono Akimatsuri realizado em Mogi das Cruzes

Já em sua 38ª edição, o Festival de Outono Akimatsuri é tradição em Mogi das Cruzes e figura como um dos maiores eventos da cultura japonesa do Brasil. Os números impressionam, com 140 estandes, mais de 60 atrações e um público esperado de 135 mil pessoas. O festival ocorre em dois finais de semana. Além de hoje e amanhã (5 e 6 de abril), o público também é aguardado para o próximo sábado e domingo. Este ano, tem novidades. E O Diário separou algumas delas. Confira mais abaixo.

  • Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
  • Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
  • Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.

1. Área para crianças autistas

O Akimatsuri deste ano tem uma novidade voltada à inclusão: o espaço TEA, ambiente especializado preparado para crianças autistas e com outros diagnósticos que necessitam de um local tranquilo para se acalmar durante o evento. O espaço tem a presença de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e acompanhantes terapêuticos. Eles estarão à disposição neste espaço para acompanhar as crianças em momentos de sobrecarga emocional.

2. Arrecadação de alimentos

O Festival Akimatsuri, além de incentivar a cultura japonesa, exerce um papel social importante também. Neste ano, o evento também promove uma ação de arrecadação de alimentos. Tudo o que for arrecadado será revertido para o Fundo Social de Mogi das Cruzes. Para incentivar as doações, o ingresso solidário conta com um pedido de ajuda, para que a pessoa que ganhou o ingresso traga um quilo de alimento. A doação não é obrigatória, mas as pessoas podem ajudar quem mais necessita.

3. Área ampliada

Para este ano de 2025, o Festival Akimatsuri de Mogi das Cruzes contará com cerca de 140 estandes, divididos entre expositores de insumos agrícolas, automotivos, expositores de serviços, minishopping com os bazaristas e uma ampla praça de alimentação. A previsão é que 135 mil pessoas passem pelo Centro Esportivo do Bunkyo, na Avenida Japão, 5919, no bairro da Porteira Preta ao longo dos dois finais de semana do festival, que celebra a cultura japonesa com uma programação diversificada.

4. As atrações

Somente no palco serão mais de 60 atrações típicas diferentes. A cada 30 minutos, um show diferente para o público que assiste sentado, em uma área coberta. Entre os destaques deste ano do Akimatsuri estão a cerimônia do Tooro Nagashi, o concurso de cosplay, apresentações de taiko (tambores japoneses), danças tradicionais, shows musicais, além da presença do cantor Roberto Casanova, que veio do Japão e está em turnê em shows da comunidade nipobrasileira.

5. Dois dias de concurso para Cosplay

Para este primeiro domingo de festival, dia 6 de abril, os cosplayers poderão participar da modalidade Apresentação, com performance no palco, incluindo atuação, trilha sonora, cenários e vídeos de fundo. A ideia é que o participantes apresentem uma ideia original da obra escolhida. Já no dia 13 de abril será o consagrado Concurso Cosplay, desfile que contará com 70 vagas. Os vencedores das duas categorias dividirão R$ 2 mil em prêmios.

6. Área Pokemon

A Área Pokémon é uma das novidades do Akimatsuri deste ano. Totalmente temática para os apaixonados pelo universo da franquia, os visitantes poderão se divertir com diversas atividades relacionadas a Pokémon GO, Pokémon TCG (cartas), Pokémon Pocket (aplicativo de cartas) e Pokémon Unite (jogo de celular). Para tornar ainda mais especial a experiência para os fãs, os influenciadores de Pokémon, conhecidos como Pokétubers, estarão no evento para interagir com o público. Wesley (Direto da Cozinha), Kaio (Jogada Excelente), Pelozinn e Caio (5PraMeioDia) são alguns dos grandes nomes confirmados.

7. Selo 130 anos Brasil e Japão

O Akimatsuri reforça seu compromisso com a valorização das tradições e o fortalecimento dos laços entre Brasil e Japão. Isso está claro com o uso do logotipo comemorativo dos 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O selo oficial, lançado em 15 de janeiro de 2025 pela Embaixada do Japão no Brasil e pelo governo brasileiro tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural e ampliar a conscientização sobre a importância dessa relação histórica. Qualquer evento ligado à cultura japonesa pode usar logotipo. O evento em Mogi das Cruzes, ao incorporar o uso dessa marca, reforça seu papel como um dos pilares da comunidade nikkei do Brasil.

8. Tooro Nagashi

Tooro Nagashi acontecerá em dois finais de semana no Akimatsuri | Divulgação.
Tooro Nagashi acontecerá em dois finais de semana no Akimatsuri | Divulgação.

Neste ano, o festival tem como novidade a realização da cerimônia Tooro Nagashi nos dois finais de semana, hoje (5) e dia 12, próximo sábado. Trata-se de uma das atrações mais esperadas do evento. A celebração consiste na soltura de lanternas flutuantes na lagoa do centro esportivo do Bunkyo. No Japão, o rito é realizado no Dia de Finados para homenagear os antepassados, no entanto, no Akimatsuri a tradição é praticada para fortalecer os laços familiares e, para alguns, pode ser o momento de fazer pedidos para serem realizados nos próximos meses.

9. Concurso de miss

Uma das principais atrações do Akimatsuri e que já virou tradição é o concurso de miss. Para este ano, houve uma alteração no regulamento. A principal mudança estabelece que as vencedoras do concurso não puderam se inscrever nesta edição. A candidata eleita Miss também não poderá participar novamente do concurso em outros anos.

O post Veja nove novidades do Festival de Outono Akimatsuri realizado em Mogi das Cruzes apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.