A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou, na tarde desta segunda-feira (07/04), o lançamento do SIS Libras, um novo canal de atendimento via WhatsApp para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A iniciativa é parte do Sistema Integrado de Saúde (SIS) e tem como objetivo tornar o agendamento de consultas médicas mais acessível, humanizado e eficiente.
O atendimento é realizado de forma 100% digital e conta com um profissional fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que traduz as informações passadas pelo paciente e insere no sistema de saúde, facilitando o agendamento de consultas e outros serviços.
A nova ferramenta utiliza a tecnologia para proporcionar a comunicação entre a comunidade surda e a Central de Agendamento de Consultas da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o SIS 160. Por meio de atendimentos em tempo real via videochamada, um intérprete especializado em Libras intermedia a conversa entre o paciente e o sistema de saúde, realizando o agendamento de consultas médicas e oferecendo também informações importantes relacionadas à saúde do mogiano. A iniciativa garante mais autonomia e inclusão, tornando o atendimento mais acessível e eficiente para quem mais precisa.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Durante o anúncio, a prefeita Mara Bertaiolli (PL) destacou a importância da acessibilidade e da eficiência no sistema público de saúde. “A gente está colocando as necessidades dos pacientes auditivos verdadeiramente dentro da saúde. Não é só uma teoria, não é só um pedido que nós ouvimos durante a campanha, mas sim é uma atitude para mostrar o respeito que nós damos por toda essa população. E a nossa gestão vai ser feita assim, com muito respeito, ouvindo realmente o que as pessoas necessitam”, afirma.

Já o vice-prefeito Téo Cusatis (PSD) ressaltou o papel da tecnologia e da integração de dados para melhorar a gestão da saúde pública.
“Buscamos integrar todo o sistema de saúde, para que as pessoas tenham mais facilidade no agendamento de atendimentos. Com a centralização das informações, conseguimos entender melhor as necessidades da população e planejar os serviços conforme a demanda”, disse.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5% da população brasileira têm algum grau de deficiência auditiva — o que representa cerca de 10 milhões de pessoas. A iniciativa do SIS Libras vem para ampliar o acesso de forma igualitária aos serviços de saúde no município. Em Mogi, a prefeitura estima que tem 20 mil habitantes que portam alguma deficiência auditiva.
O serviço já está disponível e pode ser acessado diretamente pelo WhatsApp, pelo número 0800-795-1500, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde, promovendo autonomia e inclusão para a população com deficiência auditiva em Mogi das Cruzes.
O post Mogi amplia acessibilidade com agendamento médico em Libras apareceu primeiro em O Diário de Mogi.