Atleta paralímpico de Mogi conquista duas medalhas em competição internacional de bocha

Maciel Santos, atleta paralímpico de Mogi das Cruzes, conquistou duas medalhas na competição internacional World Boccia Challenger Santiago 2025. A primeira medalha de ouro foi conquistada nesta terça-feira (8/4) na categoria individual BC2, em que atletas não recebem assistência e têm mais mobilidade de tronco para lançar as bolinhas. Já a segunda vitória ocorreu na categoria por equipes, ao lado dos companheiros Andreza Vitória e José Carlos Chagas, nesta quarta-feira (9/4).

Ao ser questionado pelo O Diário sobre a preparação, o morador de Mogi afirmou que os trabalhos foram intensos. Ao todo, foram cerca de sete horas de treinamento por dia. “É um trabalho duro, um trabalho árduo, onde a gente vive a preparação física, mental, técnica e muitas horas de trabalho semanal”, afirmou. Maciel destacou também que a colaboração dos técnicos, fisioterapeutas e psicólogos foram essenciais durante esse processo.

  • Assista conteúdos exclusivos de O Diário de Mogi no TikTok
  • Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
  • Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.

As duas medalhas da competição se somam a outras conquistadas ao longo da carreira do atleta. Dentre os destaques, estão a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos Londres 2012, o bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e a medalha de ouro na World Boccia Cup São Paulo 2024. Além disso, Maciel foi tricampeão de bocha no Para-Panamericano.

“A sensação de ganhar essas duas medalhas logo no início do ano é muito boa. É a certeza de que o trabalho ta indo no caminho certo”. Maciel disse também que o trabalho realizado por ele e pela equipe técnica é sempre contínuo.

Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica | Foto: divulgação/Gerson Elgueta
Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica | Foto: divulgação/Gerson Elgueta

[Essa vitória] É a resposta que o atleta pode dar para as pessoas que o apoiam e que acreditam no trabalho. Sem dúvidas nenhuma é uma conquista já para começar o ano com o pé direito e com sorte total nas próximas competições”.

Após as conquistas no World Boccia Challenger Santiago 2025, Maciel relata que tem mais outras competições importantes em mente, como a World Boccia Cup Beijing 2025, a World Boccia Cup Itajaí 2025 e a Americas Regional Championships Cali 2025, a Copa América.

“São muitas competições, tanto nacional quanto a nível internacional. Meu objetivo é sempre estar no pódio para me manter entre os melhores do mundo e ter a chance de poder disputar a minha 5º Paralimpíada”, afirmou. Vale lembrar que as próximas Paralimpíadas acontecem em 2028 em Los Angeles.

Sobre a bocha

O esporte consiste em atirar bolas de madeira, sendo seis bolinhas vermelhas de um lado e seis azuis do outro, de uma certa distância e aproximá-las o máximo possível da bolinha branca, mais conhecida como jack.

Vale lembrar que a bocha paralímpica é dividida em quatro categorias, de acordo com o grau de mobilidade de cada atleta, sendo:

  • BC1 – O atleta tem a opção de auxílio de ajudantes, que podem estabilizar ou ajustar a cadeira de rodas do jogador e entregar a bola quando pedido;
  • BC2 – Os atletas não recebem assistência e têm mais mobilidade de tronco para lançar as bolinhas (categoria conquistada por Maciel);
  • BC3  – É para atletas com deficiências muito severas. Usam hastes, calhas e instrumentos de auxílio. Podem ser ajudados por outra pessoa;
  • BC4 – Outras deficiências severas, mas que não recebem assistência.
  • Geovanna Albuquerque é estagiária e escreveu esta matéria sob supervisão da Edição de O Diário

O post Atleta paralímpico de Mogi conquista duas medalhas em competição internacional de bocha apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.