Com início às 9h30 de quinta-feira (10/04), as crianças de 10 anos participaram de uma palestra ministrada pela diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo, pela coordenadora de projetos Sueli Stuchi, pelo diretor do Viveiro Municipal, Marcelo da Silva e pelo analista ambiental Alan Oliveira. Na ocasião, os alunos assistiram vídeos sobre as mudanças climáticas, acompanharam orientações sobre os cuidados com a natureza e aprenderam mais sobre sustentabilidade.
Em seguida, houve uma visita guiada por todo o espaço, que conta com lago, áreas especiais para animais, estufa, orquidário e hortas. “A primeira sessão do projeto teve plantio de uma pitangueira, árvore frutífera nativa do Brasil, no próprio Viveiro. Foi um importante momento para as crianças entrarem em contato com a natureza”, disse Solange Wuo.
Ao final da experiência, os 30 alunos realizaram um piquenique e receberam um cartão de certificação de “Educador Ambiental Mirim”, a partir do qual se comprometeram a preservar e cuidar do planeta. Todo o projeto foi acompanhado pelas professoras Lídia Camargo e Sônia Mayuame Ataravi e pela coordenadora pedagógica Ana Lúcia Bonatti. Também estiveram presentes, acompanhando a atividade, Sueli Prestes, da equipe do Núcleo de Projetos Pedagógicos, e Francisco Franco, diretor da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A ideia, segundo a pasta, é que a iniciativa seja continuada, contemplando os estudantes de outras escolas municipais.
Todas as atividades realizadas fazem parte dos objetivos do projeto, que busca conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação e de práticas sustentáveis, desenvolvendo a consciência ambiental e estimulando o respeito e o cuidado com a natureza
Para a secretária de Educação de Suzano, Renata Priscila Valencio Magalhães, a iniciativa foi importante porque os estudantes puderam presenciar na prática as orientações recebidas em sala de aula. “Tenho certeza de que a ação foi um sucesso. O Viveiro Municipal é rico em detalhes, em sustentabilidade e em cuidado com a natureza. Por isso, é gratificante levar as nossas crianças ao local e reforçar os seus conhecimentos”, disse.
O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, reforçou a união das pastas pelo bem das crianças. “Precisamos cada vez mais falar sobre crises climáticas, sustentabilidade e preservação. E é de grande valia levarmos essas discussões para as nossas crianças, que, além de transmitirem a informação em casa, vão crescer com mais consciência ambiental”, finalizou.
Serviço
O Viveiro Municipal Tomoe Uemura está localizado no número 340 da avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, e funciona todos os dias, das 8 às 17 horas. A entrada é livre e o espaço aceita a visita de cães.