Também foi proporcionado a ampliação do abrigo de ponto de ônibus da Parada Tiradentes e a revitalização da ciclovia na avenida Vereador João Batista Fittipaldi.
O trabalho de sinalização no período também contemplou uma mobilização especial da pasta para garantir maior segurança no trânsito do entorno das escolas. Os serviços chegaram a 144 prédios contando unidades próprias da prefeitura e as conveniadas, alcançando também os colégios estaduais e particulares, que beneficiaram cerca de cem mil pessoas entre alunos, pais e motoristas. A iniciativa garantiu reforço na pintura das marcações destinadas às vagas do transporte escolar e de deficientes, assim como a revitalização dos redutores de velocidade, das faixas de pedestres e dos meios-fios.
Em relação às melhorias nas condições de deslocamento nas vias, o Transporte também esteve atuante com a operação “Tapa-Buraco”, que alcançou 55 ruas de 30 bairros em janeiro; 69 ruas de 41 bairros em fevereiro; e 53 ruas de 34 bairros em março, que demandaram a utilização de 555,6 toneladas de massa asfáltica.
Visando garantir melhores condições de deslocamento para pessoas com deficiência, a mobilidade urbana foi qualificada com a construção de 31 novas rampas de acessibilidade, sendo dez em uma das vias de maior circulação da região central, que é a rua Sete de Setembro, além da reforma em outras 15 estruturas. Nesse contexto, também foi proporcionada a instalação de uma botoeira sonora para pessoas com deficiência visual no cruzamento da rua Dr. Prudente de Moraes (SP-66) com a rua General Francisco Glicério.
A pasta também intensificou no trimestre as ações de Educação para o Trânsito. Como exemplo disso, em janeiro, por conta do período das férias escolares e devido ao grande deslocamento das famílias, foram abordados temas relacionados com a segurança durante as viagens. Em fevereiro, foi distribuída uma cartilha de orientação nas escolas para tornar o retorno às aulas mais seguro e responsável. Já no mês passado, foi organizado um evento para reforçar o cuidado com a saúde mental de motoristas e monitoras que atuam no transporte escolar da cidade, com a participação das psicólogas do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), Fernanda Peixoto e Leticia Umezaki.
O secretário Claudinei Galo destacou que o trabalho foi muito intenso neste início do ano com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito da cidade. “Começamos o ano aprimorando a sinalização de vias nos quatro cantos da cidade, que incluíram de maneira especial o entorno das escolas. Também demos continuidade à nossa operação ‘Tapa-Buraco’ para qualificar a condição das ruas e, ainda, reforçamos as ações de Educação para o Trânsito, proporcionando também melhorias para as pessoas com deficiência, a partir das rampas de acessibilidade”, ressaltou o titular da pasta de Transporte e Mobilidade Urbana.