Na sessão ordinária desta terça-feira (22), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, por unanimidade, a Moção nº 63/2025, que manifesta “Votos de Aplausos e Congratulações” ao Bunkyo de Mogi das Cruzes pela realização do 38º Festival de Outono Akimatsuri. A propositura é de autoria de todos os vereadores da Casa de Leis.
O texto da Moção destaca a importância do evento, considerado o segundo maior festival da cultura japonesa no Brasil, que, nesta última edição, atraiu cerca de 140 mil pessoas ao longo de quatro dias.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário de Mogi no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo
A propositura ressalta a valorização da cultura japonesa promovida pela feira, que oferece uma ampla variedade de pratos típicos, flores e produtos hortifrutigranjeiros, além de uma rica programação cultural e artística, com apresentações musicais, performances de dança, exibição dos tradicionais taikôs (tambores japoneses) e a emocionante cerimônia Tooro Nagashi — na qual barquinhos de papel com velas são soltos no lago em homenagem aos mortos. O documento parlamentar enaltece, ainda, os tradicionais concursos de “Miss Akimatsuri” e “Miss e Mister Akimatsuri Júnior“.
A Moção também enfatiza o impacto social positivo do Akimatsuri, mencionando a campanha “Ingresso Solidário”, que arrecadou quase quatro toneladas de alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade.
A Moção reconhece o esforço e a dedicação dos organizadores na realização de mais uma edição do evento, que impulsiona o turismo local e atrai visitantes de diversas regiões do Brasil. O texto cita nominalmente Frank Hiroshi Tuda (presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes) e todos os membros da organização.
O post Câmara de Mogi aplaude realização do Akimatsuri 2025 apareceu primeiro em O Diário de Mogi.