Polícia Civil flagra furto de energia elétrica em fábrica de gelo em Ferraz de Vasconcelos; prejuízo é estimado em mais de R$ 50 mil


Proprietário do estabelecimento vai responder pelo crime de furto de energia. Segundo a distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, foram identificadas 5.967 fraudes de energia em residências, comércios e indústrias na região no primeiro semestre deste ano. Furto de energia elétrica foi flagrado em fábrica de gelo em Ferraz de Vasconcelos
EDP/Divulgação
Uma ação da Polícia Civil e da EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia do Alto Tietê, flagrou uma fábrica de gelo em Ferraz de Vasconcelos furtando em energia elétrica. A ação ocorreu na manhã de quarta-feira (13), no Jardim Nossa Senhora do Caminho. A estimativa é de que o estabelecimento tenha desviado mais de R$ 50 mil.
Segundo a concessionária, os peritos encontraram alterações nos medidores de energia, caracterizando furto com um desvio de mais de 90% de todo o consumo da fábrica. A inspeção técnica da EDP foi realizada com o apoio de uma equipe da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos e posterior perícia por parte da Polícia Científica.
O proprietário do estabelecimento não estava presente e vai responder pelo crime de furto de energia. Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
A distribuidora de energia elétrica afirma que, além de diminuir a arrecadação de impostos que são coletados por meio da conta de energia, a tarifa abrange também as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.
Balanço
Segundo a EDP, foram identificadas 5.967 fraudes de energia em residências, comércios e indústrias do Alto Tietê nos primeiros seis meses deste ano.
Para isto, foi realizada uma média de 77 operações diárias, com o apoio das autoridades policiais, que resultaram na recuperação de 27.410 megawatts-hora (MWh). Ainda de acordo com a concessionária, esta quantidade de energia é suficiente, por exemplo, para o abastecimento de Ferraz de Vasconcelos e Biritiba Mirim por um mês.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.