Prédio abandonado de antigo CSII, em Poá, é alvo de vandalismo


Espaço do Centro de Saúde II (CSII) foi fechado há cerca de um ano. Aproximadamente 16 salas estão da antiga unidade estão destruídas. A Prefeitura afirma que a unidade foi fechada porque fica na beira de um córrego e, no período de fortes chuvas, o espaço era afetado pela força das águas. Outro motivo é que o espaço fica próximo da linha férrea, que provoca barulho. Moradores reclamam de vandalismo e abandono do Centro de Saúde de Poá
Os moradores de Poá estão indignados com a situação de um prédio onde funcionava uma unidade de saúde, no centro da cidade. O espaço do Centro de Saúde II (CSII) foi fechado há cerca de um ano e, por falta de cuidado, virou alvo de vandalismo.
Aproximadamente 16 salas estão da antiga unidade estão destruídas. Um lugar que era para atender as necessidades dos moradores foi completamente vandalizado e está jogado às traças.
Em nota, a Prefeitura de Poá afirma que a unidade foi fechada porque fica na beira de um córrego e, no período de fortes chuvas, o espaço era afetado pela força das águas. Outro motivo é que o espaço fica próximo da linha férrea, que provoca barulho.
A faxineira Léia Amaral da Silva conta que sempre veio ao posto e, com o local fechado, enfrenta sérias dificuldades para cuidar da mãe dela, que está acamada. “A minha mãe tem 84 anos e precisa de atendimento. Já arrancaram tudo desse posto, pias, lavatórios, tudo eles arrancaram. Nós estamos nessa situação, vivendo desse jeito. Poá está uma vergonha”, diz.
Prédio abandonado de antigo CSII, em Poá, é alvo de vandalismo
Reprodução/TV Diário
O espaço foi invadido por pessoas em situação de vulnerabilidade. O local está cheio de entulho, roupas jogadas, sujeira, restos de madeira e piso quebrado. Para voltar a funcionar, o espaço precisa de uma boa reforma. Enquanto isso não acontece, a população fica sem nenhuma alternativa.
“Isso dá uma dor no coração, porque nós precisamos desse posto. Quando ele estava funcionando, era muito bom, muito bom mesmo. Todo mundo podia vir aqui tranquilo. Agora mudaram. É muito complicado para chegar no novo local. Quem não tem condução, não consegue ir”, lamenta a aposentada Elizabeth Farkas.
“Me sinto humilhada passando por isso. O poder público de Poá está esquecendo do povo daqui”.
Em nota, a Prefeitura de Poá disse que o prédio da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) será devolvido ao Governo do Estado. Além disso, a administração municipal reforçou que os moradores podem se dirigir às unidades de saúde mais próximas, nas vilas Júlia, Jaú e Varela.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.