Mortes de pedestres no trânsito do Alto Tietê diminuem em 32,5% nos oito primeiros meses de 2023


Em relação aos acidentes sem vítimas fatais envolvendo pedestres, o levantamento do Infosiga indica uma redução de 10,45% na região. Semana Nacional do Trânsito é celebrada até a segunda-feira (25). Em 8 de setembro, atropelamento resultou em duas mortes em Itaquaquecetuba
TV Diário/José Antonio de Assis
Na Semana Nacional do Trânsito, celebrada até esta segunda-feira (25), a conscientização sobre acidentes envolvendo pedestres se intensifica. Nos oito primeiros meses deste ano, 27 pedestres morreram no trânsito do Alto Tietê, segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). Este número é 32,5% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando ficou em 40.
Em relação aos acidentes sem vítimas fatais envolvendo pedestres, o levantamento indica uma redução de 10,45% na região. No comparativo de janeiro a agosto do ano passado com este ano, foram registrados 306 e 274 ocorrências sem vítimas fatais, respectivamente.
LEIA MAIS:
Número de acidentes com mortes no Alto Tietê tem queda de 12,5% em agosto deste ano, indica Infosiga
Ainda de acordo com o balanço do Infosiga, de janeiro a agosto deste ano a região contabilizou 101 vítimas fatais em acidentes de trânsito, 17,8% a menos que no mesmo período do ano passado, quando ficou em 123.
Segurança no trânsito
Nesta Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) está enfatizando sua preocupação com o comportamento cidadão de toda a população no trânsito, por meio da veiculação de sua campanha educativa “A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida”, que aborda os diversos papéis que a mesma pessoa pode exercer no trânsito. A campanha estimula a conscientização pela escolha da vida, afinal o motorista de carro, ou qualquer outro veículo, também pode ser pedestre.
Confira abaixo orientações do Detran.SP em busca de um trânsito mais seguro e da diminuição de acidentes envolvendo pedestres:
Pedestre
Atravesse sempre na faixa e quando o semáforo estiver aberto para o pedestre;
Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua;
Não use celular ou fone de ouvido enquanto atravessa a via;
Só desembarque de veículos pelo lado da calçada;
Antes de passar na frente dos veículos, certifique-se de que você foi visto pelo motorista;
Não atravesse por trás de carros, ônibus e árvores, pois são pontos cegos para os motoristas;
Caminhe sempre pela calçada.
Motorista
Não pare em cima da faixa de pedestres;
Quando não houver faixa luminosa de travessia, dê preferência ao pedestre, pois o Código Brasileiro de Trânsito assegura que a sua travessia deve ser priorizada;
Reduza a velocidade ao visualizar uma pessoa atravessando a via;
Evite buzinar para os pedestres, pois pode assustá-lo e tirar sua atenção enquanto atravessa a rua;
Não utilize o telefone celular enquanto dirige ou quando estiver parado no semáforo;
Saiba que é regra de trânsito aguardar a travessia dos pedestres, mesmo quando o semáforo abrir ou quando você faz uma conversão.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.