Sistema Alto Tietê fecha setembro com o maior volume operacional dos últimos 3 anos; chuvas ficam abaixo da média histórica

Neste sábado (30) os reservatórios operam com 59,7% da capacidade. O acumulado de chuvas no mês é de 60,6 mm – 21% a menos do esperado para setembro. O Sistema Produtor Alto Tietê fechou o mês de setembro com 59,7% de operação da sua capacidade. O índice registrado neste sábado (30) é o maior dos últimos três anos, de acordo com os dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Na mesma data, no ano passado, de acordo com a Sabesp, os reservatórios operavam com 47,7% da capacidade. Em 2021, o volume foi mais baixo ainda: 40,3%.
Somente em 2020, o índice do volume operacional superou os registros deste ano: em 30 de setembro de 2020, o Sistema Alto Tietê operava com 60,3% da sua capacidade.
Pluviometria
A quantidade de chuvas registrada neste mês de setembro, porém, ficou abaixo da média histórica. De acordo com os dados da Sabesp choveu 60,6 mm na região dos reservatórios, enquanto o índice esperado para o mês era de 76,8 mm. Ou seja, choveu 78,9% do previsto.
Ano passado a quantidade de chuvas registrada no mês de setembro foi maior que a média histórica: foram 79,3 mm, enquanto a média histórica era de 59,6 mm.
Confira a relação das chuvas registradas no Sistema Alto Tietê com a média histórica para o mês de setembro, desde o início das marcações em 2005:
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.