Veja cidades do Alto Tietê que disponibilizam pagamento de tributos municipais via PIX


Em Santa Isabel, prefeitura também tem a disposição pagamento via transferência bancária. Em setembro, a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou projeto que autoriza o pagamento de taxas municipais por vias digitais. Pix é uma das alternativas de pagamento de taxas municipais em Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Suzano.
ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Ao menos três cidades do Alto Tietê disponibilizam o pagamento de tributos municipais através de PIX. Moradores de Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Suzano contam com esta alternativa para pagar IPTU e impostos, de acordo com levantamento do g1 com as prefeituras da região.
Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano enviaram informações. As prefeituras de Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis não responderam aos questionamentos.
Em setembro, a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou um projeto de lei que autoriza o pagamento de tributos municipais através de vias digitais, como transferências bancárias e PIX. Com isso, a legislação aprovada pelo projeto de lei 96/2022 entrará em vigor 180 dias após a sua publicação.
Segundo o projeto aprovado, no caso do PIX, a Prefeitura deverá disponibilizar ao contribuinte QR Code, link específico ou chave aleatória para a identificação do pagamento. Além disso, o acesso ao pagamento online deverá valer para dívidas contraídas antes de a lei entrar em vigência.
A legislação poderá ser regulamentada por decreto expedido pelo Poder Executivo. No entanto, a ausência de regulamentação da mesma não impedirá a sua aplicação, que valerá tanto para a Administração Direta como Indireta.
Confira as formas de pagamento de tributos municipais disponibilizadas nas cidades da região
Ferraz de Vasconcelos
Atualmente a Fazenda pública disponibiliza os canais para pagamento dos tributos municipais através de: internet banking, lotérica e autoatendimento. Atualmente os bancos credenciados são: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander e Itaú. Salientado que o portal da Prefeitura de Ferraz disponibiliza os serviços de emissão de 2º via dos tributos municipais para maior comodidade.
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que ainda não disponibiliza o pagamento via PIX. A única forma de pagamento atualmente é via boleto bancário, que pode ser emitido em no site da Prefeitura.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que os contribuintes podem efetuar pagamentos por meio de boleto bancário, PIX, cartão de crédito e débito.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, dentro das ações para modernização dos procedimentos da administração municipal, vem realizando os estudos e adotando as providências tecnológicas para a implantação do pagamento dos tributos municipais por PIX.
Este trabalho começou no início da atual gestão, passou por diversas etapas e está em fase final de desenvolvimento para ser anunciado em breve. Atualmente, o pagamento dos tributos municipais é feito por meio de boletos bancários.
Poá
Em Poá, segundo a Prefeitura, os pagamentos podem ser efetuados através do leitor de código de barras ou linha digitável dos serviços disponíveis nos aplicativos dos bancos conveniados: Banco do Brasil, Itaú, Caixa Federal, Bradesco e Santander, como também, em lotéricas.
Santa Isabel
Em Santa Isabel, o pagamento dos tributos pode ser realizado por meio de código de barras, nos seguintes bancos conveniados: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Bradesco.
O pagamento via PIX é aceito, porém, deve ser feito com QR Code. Caso o contribuinte tenha um carnê mais antigo, sem QR Code, é preciso ir à Prefeitura, trocar esse carnê, ou emitir um novo pelo site da Prefeitura. Essas são as duas formas de pagamento digital que existem por aqui. A transferência bancária não é aceita.
Suzano
A Secretaria de Planejamento e Finanças de Suzano informou que os pagamentos de impostos e taxas municipais podem ser feitos via PIX e boletos bancários, das instituições Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.