Terra de Almofadas comemora 10 anos com apresentação especial no Theatro Vasques


Espetáculo nesta quinta-feira é às 17h, com entrada gratuita e livre para todas as idades. É preciso retirar os ingressos que estarão disponíveis a partir das 15h. Terra de Almofadas completa 10 anos nesta sexta-feira
Rodrigo Bittencourt
Um show celebra os 10 anos de existência do Terra de Almofadas e também comemora o Dia das Crianças nesta quinta-feira (12). A apresentação gratuita marca ainda o lançamento do 4º álbum “Erê”. O show é às 17h, no Theatro Vasques em Mogi das Cruzes e os ingressos devem ser retirados a partir das 15h.
O grupo já realizou diversas apresentações, somando aniversários, eventos corporativos e festivais culturais de Mogi das Cruzes e região.
Desde sua criação, em 2013, eles gravaram quatro álbuns, os três primeiros com a participação das crianças. Neste último, os pequenos e adultos serão contemplados com o show do último álbum, feito pelos idealizadores do espaço cultural.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
A apresentação tem classificação livre e os interessados devem retirar os ingressos a partir das 15h. O show terá como base principal a atual pesquisa do grupo, o “Brincar”.
O Theatro Vasques fica na Rua Doutor Corrêa, 515, Centro.
Início do projeto
O grupo Terra de Almofadas nasceu no dia 13 de outubro de 2013, fruto de uma união entre os artistas e educadores Dani Dias e Amanda Araújo. No início, o grupo não tinha uma sede fixa, participava de eventos corporativos e festivais de Mogi das Cruzes e região.
“Todo esse primeiro trajeto foi incentivado pelo recreador ‘Tio Pepino’, que colocou em sua empresa um pacote que incluía uma banda com músicos ao vivo. A partir disso, acabou financiando o primeiro ‘empurrão’ para que toda essa ideia pudesse amadurecer”, diz o educador Dias.
Inicialmente, o espetáculo não tinha nome, mas já contava com cenário, dramaturgia, jogos circenses, histórias e jogos de roda que envolviam crianças e adultos.
Jogos circenses e dramaturgia envolviam crianças e adultos
Divulgação/ Espaço Cultural Terra de Almofadas
“As atividades eram interessantes para as pessoas mais velhas porque resgatavam sua infância com as cantigas de cultura popular. A gente se inspirou muito também no grupo Palavra Cantada. Aos poucos fomos entendendo a importância da infância e nossos shows foram ganhando uma personalidade cada vez mais interativa e contemplativa”, explica.
Álbuns do grupo
Em 2016, o grupo cultural lançou seu primeiro álbum, o “Nós Estamos Chegando, Você Vem?”, o que tornou o repertório e os espetáculos totalmente autoral.
“Todo o álbum foi fruto de composições e jogos criados por nós. Em cada jogo improvisado, a gente registrava uma canção que, em 2016, levamos para o estúdio junto com 13 crianças que gravaram voz e instrumentos de percussão”, destaca Dias.
A segunda gravação foi lançada em 2017, com o nome “A Valsa e o Bem-te-vi”. Segundo o educador, foi a primeira vez que tentaram se arriscar na dramaturgia, tornando o espetáculo contemplativo.
“Convidamos músicos para brincar no palco a cada show. A Valsa e o Bem-te-vi é um enredo criado para acompanhar a música que dá nome ao esptáculo. As crianças podem aproveitar melhor os cenários, o figurino, as movimentações, etc”.
O terceiro álbum foi lançado em 2019. “Misturadô” foi criado com a proposta de ser educativo e musical. “As crianças eram convidadas a conhecer ritmos como ijexá, xote, jongo e executar com os movimentos corporais” comenta.
Ainda em 2019, os educadores abriram uma sede em Mogi das Cruzes, o Espaço Terra de Almofadas. No ano de 2020, com a pandemia da Covid-19, o grupo se dedicou à pesquisa “BRINCAR”, frequentando comunidade, palestrando, entre observações e intervenções. Dessa pesquisa nasceu o trabalho “ERÊ”, que será apresentado no Theatro Vasques em celebração ao aniversário de 10 anos do espaço.
*estagiária sob supervisão de Gladys Peixoto
Espaço cultural Terra de Almofadas foi criado em 2019, em Mogi das Cruzes
Divulgação/ Espaço Cultural Terra de Almofadas
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.