Farmácia Universitária Solidária começa a atender em Suzano


Moradores poderão doar medicamentos na unidade e buscar orientações farmacêuticas com profissionais. O atendimento será realizado às quartas-feiras, das 13h às 17h. A iniciativa do Centro Universitário conta com a parceira da TV Diário e da Prefeitura de Suzano. Alto Tietê ganha a primeira farmácia solidária
Suzano passou a contar com uma Farmácia Universitária Solidária. O espaço doa medicamentos e oferece orientação farmacêutica. A iniciativa do Centro Universitário Piaget conta com a parceira da TV Diário e da Prefeitura de Suzano. Inicialmente o atendimento será realizado às quartas-feiras, das 13h às 17h.
Qualquer morador da cidade que tenha medicamentos sem uso em casa pode se dirigir ao Centro Universitário Piaget ou ir a um dos 12 postos de coleta disponíveis pela Prefeitura de Suzano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para fazer a doação, o que também ajuda a evitar o descarte irregular de remédios. Podem ser doados medicamentos já abertos ou fechados: cartelas, frascos, sachês e pomadas, por exemplo. O que não servir terá o seu descarte de forma correta.
Farmácia Universitária Solidária começa a atender nesta quarta (26) em Suzano
Unipiaget/Divulgação
Tudo que for recebido passará pela análise da equipe de farmácia da instituição, comandada pelo coordenador e professor do curso Guilherme Matsutani, responsável técnico pela Farmácia Solidária.
“Todos os docentes e alunos do curso de farmácia estão envolvidos desde o início do processo. Quando o espaço começar a funcionar, eles farão a triagem, armazenamento, organização e dispensação dos produtos. É importante frisar que o estoque será mantido em local adequado e climatizado, garantindo assim a qualidade dos medicamentos. Tudo está devidamente aprovado pela Vigilância Sanitária do município e pelo Conselho Regional de Farmácia”, explicou Matsutani.
Retirada de medicamentos
Para a retirada de medicamentos, a pessoa precisa apresentar apenas o receituário médico atualizado. “Chegando aqui, os alunos de farmácia, supervisionados pelos professores, irão prestar o serviço de atenção farmacêutica, que consiste em orientação sobre o uso dos medicamentos, aferição de pressão, glicemia e índice de massa corpórea, além da orientação sobre a interação medicamentosa com outros medicamentos que poderá estar fazendo uso”, disse o responsável técnico pela Farmácia Solidária.
Se o medicamento estiver disponível, será doado. O espaço conta com triagem, inspeção, almoxarifado e consultório farmacêutico.
De acordo com o reitor, Marcus Rodrigues, esta é uma grande conquista para a região. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas oferecendo além de uma formação de excelência, também abraçar a comunidade por meio da oferta de vários serviços gratuitos. Quando inauguramos uma Farmácia Universitária Solidária todos ganham. Os alunos aprendem na prática, a comunidade tem acesso à atenção farmacêutica e medicamentos gratuitos e o meio ambiente não sofre com o descarte inadequado de remédios”.
Unidade também prestará atendimento farmacêutico
Unipiaget/Divulgação
O reitor ainda salienta que o projeto conta muito com a generosidade da população. “A Farmácia Solidária é uma iniciativa sem fins lucrativos que incentiva a participação da comunidade. A solidariedade é a base do sucesso, pois quem doa irá ajudar aqueles que não tem acesso aos remédios por falta de condições financeiras. Muitas vezes temos aquela caixinha de remédios em casa que acaba vencendo e descartamos de forma inadequada. Desta maneira, fazemos os medicamentos circularem ajudando a quem precisa”, afirmou.
Marcus ainda destaca a importância da parceria com a Prefeitura de Suzano e com a TV Diário na concretização deste projeto. “O apoio da Prefeitura é fundamental para disponibilização de locais de coleta por toda a cidade, e com o apoio da TV Diário conseguiremos fazer a informação chegar a todos, por meio das campanhas de conscientização, veiculadas na TV.”
A Farmácia Universitária Solidária está localizada no campus do Centro Universitário Piaget, que fica na Avenida Mogi das Cruzes, 1001, Jardim Imperador, em Suzano.
Pontos para descarte de remédios:
Centro Universitário Piaget: Avenida Mogi das Cruzes, 1001, Jardim Imperador;
UBS Esthelina Maria Barbosa (Miguel Badra): Rua Maria do Carmo Borges Lingeard, 125 – Miguel Badra Alto – CEP: 08690-055;
UBS Octacilio de Carvalho Schiavi (Dona Benta): Rua Presbítero de Oliveira, nº 35 – esquina com a Rua: Takashi Kobata – CEP: 08694-465;
UBS Alzira Pereira Mayer (Jardim Alterópolis): Rua Manoel Honorato dos Santos, 195 – Jardim Alterópolis – CEP: 08686-010;
CS II – UBS Prefeito Alberto Nunes Martins: Av. Paulo Portela, 205 – Jardim Paulista – CEP: 08675-230;
UBS Dr. Isack Ouime (Parque Maria Helena): Rua Dr. Adhemar Pereira de Barros, 147 – Parque Maria Helena – CEP: 08683-050;
UBS Jardim Monte Cristo: Rua Cachoeira, s/n° – Jardim Monte Cristo – CEP: 08670-080;
UBS Antonio Augusto Nunes (Jardim Natal): Rua Dr. Adhemar Prudente de Moraes, 2719 – Jd. Natal CEP: 08696-281;
UBS José Mariano S. Coutinho Júnior (Jardim Colorado): Rua Assembleia de Deus, 479 – Jardim Colorado CEP: 08616-240;
UBS Maria de Lourdes Cardozo Mathias (Jardim Vitória): Rua Leonardo Pinto Mendonça, 325 – Jardim Realce CEP: 08664-240;
UBS Prof. Jão Olimpio Neto (Casa Branca): Av. Getúlio Moreira de Souza, 837 – Parque Residencial Casa Branca. CEP: 08663-300;
UBS Jardim Tabamarajoara: Rua Sebastian Rossel Garcia, 40 – Jardim Tabamarajoara CEP: 08655-374;
UBS Palmeiras: Rua: Crispim Adelino Cardoso, 137 – Palmeiras CEP: 08625-120.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.