Consciência Negra: Sesc de Mogi das Cruzes tem programação especial; confira


Programação tem como objetivo celebrar e refletir as negritudes partindo de temas como ancestralidade, território e futuro. Atividades começam nesta sexta-feira. Grupo Ilú Obá De Min se apresenta no Sesc Mogi das Cruzes neste domingo (12)
Divulgação/Sesc Mogi das Cruzes
O Sesc de Mogi das Cruzes oferece a partir desta sexta-feira (10), uma programação especial sobre a Consciência Negra. Os frequentadores da unidade terão a oportunidade de participar de atividades gratuitas e assistir peças teatrais e apresentação musical. A classificação indicativa é livre e todas as atividades são gratuitas.
O Sesc destaca que o objetivo da programação é celebrar e refletir as negritudes partindo de temas como ancestralidade, território e futuro. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro.
A programação tem início nesta sexta-feira com uma roda de conversa com a ex-jogadora da seleção brasileira Miraildes Maciel, mais conhecida como Formiga e o jornalista e apresentador Luiz Teixeira. O tema do encontro é como criar uma cultura antirracista na comunicação.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Os visitantes devem ficar atentos, pois para algumas atrações é preciso a retirada de senhas antes do início da atividade (confira os detalhes da programação).
O Sesc de Mogi das Cruzes fica na Rua Rogério Tacola, 118, Socorro.
Sexta-feira (10)
O Meu lugar: futebol, comunicação social e práticas antirracistas – Com Formiga e Luiz Teixeira
Neste bate-papo será abordado com a ex-atleta e comentarista Formiga, e o apresentador da Rede Globo Luiz Teixeira, formas de combater o racismo em espaços de poder. A mediação será de Ana Carolina Toledo, técnica de programação do Sesc 24 de Maio.
Horário: 19h30;
Classificação: recomendado para maiores de 16 anos;
Quanto : gratuito – Sem retirada de ingressos.
Sábado (11)
Cultivo de Orquídeas e o Jardim Secreto das Micro-orquídeas – Com Paraíso das Micro-orquídeas
Nesta oficina será ensinado sobre o cultivo de micro-orquídeas nativas da Mata Atlântica. A oficina será ministrada por profissionais do projeto Jardim Secreto das Orquídeas que cria coleções de plantas vivas em locais de uso público, como uma forma de educação ambiental e pesquisa científica.
Horário: 14h;
Classificação: recomendados para maiores de 16 anos;
Quanto : gratuito – Distribuição de senhas a partir das 13h30;
Eleguá, menino e malandro – Com Clã do Jabuti
A peça conta a história de Eleguá um príncipe muito esperto. Todo mundo tem medo das suas artimanhas e malandrices de moleque. Mas um dia o menino botou o pé na estrada e foi descobrir o mundo. Brincando, pulando e perambulando encontrou lugares e pessoas para ajudar e ser ajudado. Vivendo sua meninice nas ruas ele cresce, se apaixona, amadurece, ganha corpo e sabedoria ao longo das aventuras.
Horário: 16h;
Classificação: livre;
Quanto : gratuito – Sem retirada de ingressos.
Racismo ambiental e Justiça Climática – Com Ana Sanches, Sabrina Oliveira e Davi Amorim
A atividade propõe uma reflexão acerca da justiça climática considerando as desigualdades que diferentes grupos sociais enfrentam em relação aos impactos das mudanças climáticas.
Horário: 17h;
Classificação: livre;
Quanto : gratuito;
O Avesso da Pele – Coletivo Ocutá
O espetáculo é a montagem teatral oficial do premiado romance escrito por Jeferson Tenório. A história é narrada por Pedro. Seu pai, Henrique, é um professor de literatura da rede pública de ensino que sofre uma desastrosa abordagem policial, sendo assassinado voltando para casa depois de uma das melhores aulas da sua vida.
Data: sábado (11) e domingo (12);
Horário: 19h;
Classificação: recomendado para maiores de 14 anos;
Quanto : gratuito – Distribuição de ingressos na Loja Sesc a partir das 18h.
Kilombagens Digitais: Tecnologia, Territórios Digitais e Ancestralidades – Com Ikê Banto
A oficina compartilha experiências em tecnologia, territórios digitais e ancestralidades quilombolas a partir das vivências do Coletivo Kilombagem e da Casa Tainã – Rede Mocambos. Em ambos os coletivos, a comunicação como direito humano e universal e a territorialidade das tecnologias da informação e comunicação são bases determinantes para a construção de políticas públicas nesse campo.
Horário: 13h;
Classificação: recomendado para maiores de 16 anos;
Quanto : gratuito – Inscrições pelo app Credencial Sesc SP ou site Central de Relacionamento Sesc.
Domingo (12)
Subida ao Pico do Urubu – Com Ricardo Arouca
No total são 10 quilômetros entre ida e volta até o Pico do Urubu com 1.140 metros de altitude. A proposta é compreender o real papel como protagonista no crescimento da cidade, contemplando ainda um passeio ao ar livre, rodeado de natureza e respirando um ar bastante puro. É necessário ter boa aptidão física, pois é uma estrada com subidas íngremes e curvas acentuadas.
Local: No Pico do Urubu;
Horário: 9h;
Classificação: Recomendado para maiores de 12 anos;
Quanto : gratuito – 15 vagas disponíveis;
Turbante, Estamparia com Adinkras e Tranças Nagô – Com Comunidade Negra Mogiana
O público será convidado a experimentar tradicionais elementos da estética negra, a partir das tranças nagô; das técnicas de amarração de turbante e conhecendo os adinkras (símbolos africanos) a partir da técnica de estamparia. O convite também é para o diálogo sobre o reconhecimento da beleza da estética negra.
Horário: 12h;
Classificação: livre;
Quanto : gratuito – Sem retirada de ingressos.
lú Obá De Min – Nossas Vozes Nossos Cantos
O grupo Ilú Obá De Min celebra a Cultura Negra a partir da música, dança e performance. O show marca os mais de 15 anos de existência do grupo.
Horário: 16h;
Classificação: livre;
Quanto : gratuito.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.