Bancos de leite do Alto Tietê coletaram mais de 595 litros de leite materno em 2023; saiba como doar


Mogi das Cruzes e Suzano são as únicas cidades da região que contam com bancos de leite humano. A coordenadora médica do Banco de Leite Humano de Mogi, Rosângela Cunha, diz que o leite materno tem componentes que nutrem e aumentam a imunidade dos bebês. Bancos de leite do Alto Tietê coletaram mais de 595 litros de leite materno em 2023
Daiane Mendonça/Divulgação
Os bancos de leite do Alto Tietê coletaram mais de 595 litros de leite em 2023. Em Mogi das Cruzes, 194 bebês receberam o leite. Já em Suzano, a quantidade de recém-nascidos que foram atendidos ficou em 413.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele, o recém-nascido se desenvolve de forma saudável, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.
A coordenadora médica do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes, Rosângela Cunha, explica que o leite materno é considerado “padrão ouro” para a alimentação de uma criança. E detalha que o leite é composto por muitos componentes que, além de nutrir a criança, ajudam a aumentar a imunidade dos bebês.
A médica afirma que aindústria alimentícia não consegue fazer algo parecido com o leite materno. Rosângela Cunha detalha que se um bebê que está internado na UTI toma leite humano, ele diminui a chance de mortalidade, o tempo de internação e consegue sair mais rápido do ambiente hospitalar, que é um ambiente cheio de bactérias, onde a chance de pegar infecção é muito grande.
“Um exemplo bem simples: a mãe pegou uma gripe e começou a produzir anticorpos para se livrar do vírus. Esses anticorpos já estão passando para o bebê por meio da amamentação. Então se o bebê pegar essa mesma gripe, ele melhora bem mais rápido e, às vezes, pode ser que ele nem desenvolva a doença”.
Segundo levantamento feito pelo g1, no Alto Tietê só Mogi das Cruzes e Suzano contam com bancos de leite humano.
Mogi das Cruzes
O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes fica no prédio do Novo Pró-Mulher, na Rua Francisco Affonso de Melo, 550, em Brás Cubas. A unidade atende bebês recém-nascidos e prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa.
As coletas de leite humano são realizadas pela doadora na própria casa, não há necessidade de comparecer ao banco de leite.
Para doar é preciso ser saudável, não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, ter leite excedente e se dispor a doar o leite excedente por livre e espontânea vontade. Vale lembrar que o leite passa por testes e as doadoras precisam realizar exames laboratoriais.
As doadoras podem ter informações e fazer o agendamento pelos telefones 4798-7343 e 4798-7344.
Suzano
Já em Suzano, o Banco de Leite Humano fica na Santa Casa de Misericórdia da cidade. O leite coletado é destinado aos recém-nascidos prematuros ou com peso abaixo de 1,5 kg que estão internados na UTI Neonatal do hospital.
Na cidade há duas formas de doação: a primeira é a captação dentro da maternidade, a outra é com as mães que procuram a unidade.
O cadastro é feito a partir de uma primeira entrevista para saber se as possíveis doadoras atendem aos critérios, que são: não ter sífilis, não ter tatuagem nem micropigmentação, não ter recebido transfusão sanguínea há menos de um ano, não fumar, não usar drogas, não ingerir bebida alcoólica e não ter múltiplos parceiros.
Após o cadastro, é realizada a primeira visita, onde é entregue o kit de doação com frascos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientação sobre como realizar a ordenha e o armazenamento do leite.
A retirada é feita na casa da doadora uma vez por semana. Vale lembrar que, na primeira visita, é feita também a coleta para exames de sorologias.
Mais informações pelo telefone 4745-3333, ramal 3379.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.