Falta de radares preocupa moradores e comerciantes das margens da Mogi-Salesópolis


A rodovia está sem radares há mais de dois anos; nos dois primeiros meses deste ano, foram quase 40 acidentes na Mogi-Salesópolis. A SSP disse que será publicado o edital de início da licitação para instalação de novos radares nas rodovias estaduais ainda neste semestre. Pedestres reclamam de alta velocidade dos motoristas na Rodovia Mogi-Salesópolis
Não é de hoje que a rodovia Mogi-Salesópolis é conhecida também como uma das estradas mais perigosas do Alto Tietê, com muitos acidentes envolvendo mortes. Quem mora perto e os pedestres reclamam da alta velocidade dos motoristas, das ultrapassagens perigosas, mas, principalmente, da falta de radares na via.
Há mais de 20 anos, José Raimundo tem um comércio às margens da Rodovia Mogi-Salesópolis, no trecho de Biritiba Mirim. Em mais de duas décadas, muitas mudanças. Mas de um tempo para cá, a via acabou virando sinônimo de perigo.
“Nós temos vários acidentes, inclusive com vítima fatal, aqui de frente no comércio, no bairro Dezoito. Já teve vítima fatal, presenciei isso daí e outros ferimentos leves que tiveram com outros acidentes. E também teve acidente grave lá no bairro dos Remédios, que faz parte também da mesma rodovia e da mesma segurança ao longo da rodovia, disse o comerciante.
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Nos dois primeiros meses deste ano, foram quase 40 acidentes de trânsito na Mogi-Salesópolis
TV Diário/Reprodução
O histórico de acidentes na rodovia é extenso e cresce a cada ano. Segundo dados do Infosiga, em 2021 foram registrados 216. Em 2022, o número passou para 239. Nos dois primeiros meses deste ano, foram quase 40 acidentes na Mogi-Salesópolis.
Em maio de 2022, um caminhão carregado com lenha seguia sentido Mogi das Cruzes quando bateu em um ônibus. Na época, a Polícia Rodoviária informou que oito pessoas que estavam no coletivo ficaram feridas. Entre as vítimas, o motorista e o ajudante do caminhão.
Em janeiro do ano passado, um idoso, de aproximadamente 80 anos, morreu depois de ser atropelado no km 82 da rodovia, trecho que fica no distrito de Remédios. A mulher dele, de 65 anos, também ficou ferida e precisou ser resgatada em estado grave. Segundo a polícia, o motorista que causou o acidente confessou ter ingerido bebida alcoólica.
Neste mesmo trecho da rodovia, um motociclista, que se envolveu em um acidente com um caminhão, morreu na manhã do último domingo (16).
Carga de caminhão caiu na pista da Mogi-Salesópolis
Nayara Costa/Arquivo Pessoal
O perigo não fica apenas para quem assume o volante. “Devido ao excesso de velocidade, muitas vezes o pessoal tenta cortar pela direita, infelizmente pela direita. E às vezes até pega ciclistas, essa é uma área que tem muito ciclista, o pessoal usa pra treinar. Então, acaba jogando ciclista pra fora da pista”, comentou o comerciante Jorge Donizeti Andrade de Oliveira.
Além do abuso de alguns motoristas, quem vê as imprudências diariamente diz também que a falta de fiscalização acaba piorando a situação.
Apesar de contar com placas, toda a rodovia está sem radares há mais de dois anos. Os equipamentos foram retirados em janeiro de 2021. Em outubro do mesmo ano, o DER chegou a dizer que já havia publicado um edital de licitação.
“Tem que ter um radar, porque o radar inibe o excesso de velocidade e também por ser uma área escolar, que é obviamente que deveria reduzir a velocidade. E aqui é um perímetro urbano, o pessoal deveria respeitar a velocidade, Mas não respeita, infelizmente não”, explicou Jorge.
“Um radar inibe bastante a velocidade e os motoristas cometerem imprudência, porque eles sabem que, naquele momento, têm que reduzir a velocidade e ter um pouco mais de atenção. Porque os motoristas já estão instruídos que, no local que tem o radar, precisa de mais atenção aos usuários da rodovia. É claro sim, precisamos do radar”, ressaltou José Raimundo.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que, ao assumir o Governo de São Paulo, a nova gestão analisou todos os contratos e licitações do DER em andamento e encaminhou novos estudos de viabilidade para execução dos projetos, incluindo o da Mogi-Salesópolis.
A pasta disse também que, ainda neste semestre, será publicado o edital que formalmente dá início à licitação para instalação de novos radares nas rodovias estaduais, de acordo com os trâmites legais e prazos regimentais previstos. Os dispositivos foram removidos em janeiro de 2021, após o término do contrato com a empresa responsável pelos equipamentos.
Também por nota, o DER informou que trabalha para que a instalação dos novos radares aconteça dentro do menor prazo possível. Segundo a secretaria, a fiscalização de velocidade segue sendo realizada pela Polícia Militar Rodoviária, por meio dos radares portáteis. Além disso, o respeito às leis, como dirigir dentro da velocidade determinada na via, é vital para um trânsito mais seguro.
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