Pedágios na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga vão impactar quase 71 mil veículos por dia

A instalação dos pedágios nas rodovias Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098) deverá acontecer até 2029. A medida, que foi amplamente debatida na cidade, só deverá acontecer após o término das obras previstas em contrato, que são destinadas às melhorias das estradas. Com a implementação, quase 71 mil veículos, que trafegam nas vias diariamente, serão submetidos à cobrança.

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A expectativa, de acordo com a Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos, é que grande parte dos trabalhos sejam concluídos em até 5 anos. A equipe de O Diário entrou em contato com a pasta estadual, que, em nota, se posicionou sobre o assunto. 

“A instalação dos 15 pórticos do sistema Free Flow no Lote Litoral, ocorrerá após o término das obras previstas em contrato. Deste total, dois serão instalados na SP-088 e um na SP-098. Atualmente, cerca de 46,1 mil veículos circulam por dia na altura do km 41 da SP-088, nos dois sentidos, e 24,7 mil na altura do km 56 da SP-098, também nos dois sentidos”, diz a nota.

À época, o chefe do Poder Executivo mogiano, Caio Cunha, destacou em suas redes sociais que a cidade servirá apenas para “pagar a conta”

“As cidades do litoral vão ser as grandes beneficiadas. Enquanto Mogi vai servir apenas para pagar a conta. Absurdo”, escreveu o prefeito em resposta ao questionamento de um seguidor.

Vale lembrar que o Governo do Estado de São Paulo realizou, em abril, o leilão de concessão destas vias que, na ocasião, foi vencido pelo Consórcio Novo Litoral. Com a medida de privatização, a empresa responsável terá que administrar, operar e mantê-las pelos próximos 30 anos. Uma das prerrogativas concedidas à empresa vencedora será a instalação de praças de pedágios ao longo das rodovias. 

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Apesar disso, já foi anunciado que serão instalados 15 pórticos ao longo da extensão de 213 quilômetros concedidos. Este tipo de sistema, que garante o pagamento automático das tarifas -, com preços entre R$ 1,08 e R$ 6,29 -, possibilita a passagem dos veículos de maneira eletrônica e sem a necessidade de praças físicas. Neste caso, o Estado alega que sem as praças convencionais “haverá mais segurança aos usuários”. 

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