Na região será em Mogi das Cruzes com data prevista para 21 de junho, às 9h30, no Auditório OAB na Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, número 175, Centro Cívico.
Neste mesmo dia será discutido também o plano de expandir as linhas nas três pontas: Linha 11-Coral, de Estudantes até César de Souza, a 12-Safira até Suzano e a 13-Jade até Bonsucesso.
As informações foram divulgadas primeiramente pelo ‘Diário do Transporte’ e confirmadas nesta quarta-feira (5) pelo DS.
Projeto
Esse projeto é de uma parceria público-privada (PPP) e está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Além das duas extensões que afetarão o Alto Tietê, também está no projeto o prolongamento da Linha 13-Jade. Ao todo, com as três extensões, o investimento previsto é de R$ 10 bilhões.
Após a realização da consulta pública, o edital será publicado. O leilão de concessão ou privatização das linhas deve ser realizado até o fim de 2024.
Projeto antigo
O projeto é antigo. Em 2021, o então secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, disse que as duas linhas que atendem o Alto Tietê deveriam ter concessão aberta ainda durante a gestão João Doria/Rodrigo Garcia. A declaração, na ocasião, foi feita após a greve dos ferroviários, ocorrida em julho daquele ano, conforme informou o DS.
“Estaremos concedendo as Linhas 8 e 9 da CPTM em alguns meses. Logo abriremos a concessão da Linha 7+Trem Intercidades São Paulo-Campinas, eventualmente incluindo a Linha 10. E ainda devemos abrir concessão das Linhas 11, 12 e 13, depois desta inacreditável greve”, publicou na ocasião. O projeto, no entanto, não foi para frente.