Pedestres e curiosos acompanham simulado de acidente em Mogi das Cruzes


Ação aconteceu na manhã desta quinta-feira ao redor do Largo do Carmo. Em Suzano alunos de universidade puderam conhecer um simulador de acidente. Mogi e Suzano promovem atividades do Maio Amarelo com simulação de acidente de trânsito
Mogi das Cruzes e Suzano tiveram simulados de acidentes nesta quinta-feira (25). Em maio, são realizadas diversas ações para lembrar a importância da segurança e da responsabilidade no trânsito. A iniciativa foi batizada como “Maio Amarelo”.
Mogi das Cruzes
A quinta-feira (25) foi dia de simulado de acidente em Mogi das Cruzes. A ação faz parte da programação do Maio Amarelo. Em Mogi das Cruzes o simulado começou por volta das 10h e fechou um trecho da Rua Otto Unger. Com a rua interditada, os motoristas foram orientados a seguirem pelas vias próximas.
O diretor de educação para o trânsito e segurança viária, Cauê Moraes, conta que o objetivo da ação é chamar a atenção de motoristas e pedestres sobre a importância de obedecer as leis de trânsito. “Respeito e educação também. São dois pontos importantíssimos para a gente levar no nosso dia a dia. No trânsito não é diferente. Então, a gente precisa manter isso atrás do volante para ter um dia tranquilo e não se envolver em um acidente de trânsito.”
Para parecer mais real, participaram da simulação o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros e estudantes de uma escola técnica da cidade. “Uma experiência nova para a gente. Mais responsabilidade para a gente, porque tem gente que acontece acidente e a pessoa passa direto, não liga. Pelo menos para ajudar”, afirma o estudante de enfermagem Tainã Oliveira Santos.
Erick dos Santos, radioamador do Samu, perdeu uma das pernas em um acidente de trânsito em 2005. Quando ficou sabendo do simulado se propôs a ajudar. Para ele, essas iniciativas são muito importantes. “Álcool e volante. Todo mundo fala que é proibido que não pode dirigir alcoolizado. Mas o senhor estava muito alcoolizado e me pegou. E eu estava de moto e infelizmente eu perdi a perna. E não foi só a perna, foi gravíssimo. Teve muitas coisas mais que poderia ter levado a minha vida. Tô aqui para isso, para o pessoal que beber não dirija.”
Quem passava pelo local ficou surpreso e apoia esse tipo de alerta. “Desde pedestre até condutores a gente vê muita imprudência. Pedestres que abusam, condutores, motociclistas também. Muitos motoristas não respeitam motociclistas. Acaba ocasionando todos os tipos de acidente”, aponta a Iara Ramos, coordenadora de secretaria acadêmica.
Simulador de Acidente
Também durante a manhã de quinta-feira os alunos de uma universidade em Suzano tiveram uma aula diferente. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano e a Unipiaget levaram um simulador de acidente ao campus. Os participantes simulavam a sensação de estar em um carro que se envolve em um acidente a 8 km/h. A ação também mostrou como seria a batida nessa velocidade com uma criança no colo.
Segundo a secretaria, a demonstração revela muito sobre a importância do uso do cinto de segurança e que, mesmo em baixa velocidade, a consequência da batida pode ser grave para a vítima dentro e fora do veículo.
Estudantes de Suzano conheceram simulador de acidente
Reprodução/TV Diário
Assista a mais notícias
a

Adicionar aos favoritos o Link permanente.