Operação Stark apreende veículos e cumpre mandados de busca e apreensão no Alto Tietê

Investigação de um ano sobre esquema de pirâmide financeira resultou na operação realizada nesta quinta-feira. Polícia Civil realiza Operação Stark no Alto Tietê
A Polícia Civil realizou na quinta-feira (1º) a Operação Stark. O objetivo da operação era acabar com um esquema de pirâmide financeira. Segundo a Polícia Civil três pessoas foram detidas no Alto Tietê. A estimativa é que mais de R$ 70 milhões tenham sido movimentados dentro desse golpe.
Nesta quinta-feira a polícia cumpriu nove mandatos de busca e apreensão e 15 veículos foram apreendidos. O escrivão chefe do SIG Lucas Monteiro explica que a investigação foi desenvolvida ao longo de um ano e nesse período foram verificados relatórios de inteligência financeira fornecidos pelo Coaf.
Segundo Monteiro, a operação foi para angariar mais provas. “A investigação iniciou pelo nosso setor de investigações sobre três indivíduos que são conhecidos aqui na região como traders, influencers digitais. Eles usavam suas plataformas, suas redes sociais para veicular e ofertar um robô de três investimentos que seria uma aplicação, ofertando um lucro fácil e rápido das pessoas. A partir do momento que essas pessoas adquiriam esses robôs, essas aplicações ela eram instruídas a abrir contas em plataformas sediadas no estrangeiro, depositavam o dinheiro nessas plataformas. Só que nessas plataformas foi verificado na investigação que elas estatisticamente estariam fadadas a fracassar e perderem todo esse dinheiro”, destaca Lucas Monteiro.
Ele completa que a investigação apontou que os envolvidos lucravam com a perda dos clientes porque a plataforma repassava para os traders uma espécie de comissão. Desta forma eles ganhavam com o prejuízo das pessoas que indicavam.
“Oferta de lucro rápido e fácil sempre tem que gerar desconfiança. Robôs de operações binárias não são regulamentadas pela CVM. É preciso buscar informações para não sere lesados”, orienta Monteiro.
Além dos carros também foram apreendidos computadores e celulares que serão analisados. A polícia acredita que mais pessoas estão envolvidas na investigação.
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.