Ortopedista do Imot alerta sobre síndrome que afeta a coluna ao usar de forma errada os eletrônicos

A síndrome do Pescoço de Texto, Text Neck, é uma condição que ocorre devido ao uso prolongado de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores. Quando uma pessoa inclina a cabeça para baixo para olhar para esses dispositivos, coloca uma pressão adicional na coluna cervical e nos músculos do pescoço. Isso pode levar a uma série de problemas, incluindo dor no pescoço, rigidez, dor de cabeça, ombros caídos e até mesmo alterações na curvatura da coluna cervical ao longo do tempo.

Sintomas

A queixa principal é a dor cervical que não melhora. Após uso de aparelhos eletrônicos, alguns casos podem irradiar para os braços e para a região da coluna dorsal. É importante procurar um médico no momento em que as dores não persistirem ou que sintam que estão piorando.

Diagnóstico

O diagnóstico de Pescoço em Texto é basicamente realizado pelo exame físico e análise da conversa com o paciente. Quase sempre, eles relatam o uso de celulares, tablets e computadores.  Para o diagnóstico, indicamos também a ressonância magnética de coluna cervical. É uma condição que acomete pessoas de todas as idades, que fazem uso de forma excessiva de eletrônicos com postura incorreta.

Tratamentos

Os tratamentos são divididos de acordo com a necessidade do paciente. Fisioterapia e acupuntura são indicadas para retirar a dor do paciente.  RPG e pilates ajudam bastante para corrigir postura e alongamento. Em casos excepcionais em que os procedimentos anteriores não melhorem o quadro do paciente, o tratamento cirúrgico pode ser recomendado.

Para evitar a síndrome do “pescoço de texto”, é importante manter uma postura adequada ao usar dispositivos eletrônicos, levantar o dispositivo até o nível dos olhos, fazer pausas frequentes e praticar exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos do pescoço e das costas. O cuidado com a postura ao usar dispositivos eletrônicos pode ajudar a prevenir ou aliviar os sintomas associados à síndrome do pescoço de texto.

Sobre o Imot

O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h.   A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.

O post Ortopedista do Imot alerta sobre síndrome que afeta a coluna ao usar de forma errada os eletrônicos apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.