Tapetes de Corpus Christi: tradição católica marca a celebração do feriado no Alto Tietê


Fiéis acordaram ainda na madrugada para preparar tapetes. Obra de arte coletiva é feita de pó de serra, cartolina e areia. Mogianos confeccionam tapetes de ‘Corpus Christi’
Muitos fiéis levantaram na madrugada desta quinta-feira (8) para confeccionar os tapetes de Corpus Christi, uma tradição católica popular que reúne pessoas de todas as idades. Em Mogi das Cruzes, a equipe do Diário TV acompanhou a preparação em duas paróquias.
A lua ainda estava no alto quando o pessoal chegou para confeccionar os tapetes de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Vila da Prata. Os irmãos Leonardo dos Santos Reis e Beatriz dos Santos Reis também acordaram cedinho para ajudar na ação.
Os irmãos Leonardo e Beatriz confeccionam tapete com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Paz
TV Diário/Reprodução
“Queria ajudar minha irmã a fazer os tapetes, ajudar a turma dela, por aí. Cheguei a fazer na primeira eucaristia. Na crisma não deu porque teve a pandemia, mas eu gosto de ajudar a fazer os tapetes bonitinhos”, disse o estudante.
“Eu acho muito legal e é minha primeira vez fazendo. É muito divertido e a gente faz desenhos e a gente pode recriar eles aqui. Fico muito feliz porque eles ficam muito bonitos”, contou Beatriz.
Tapetes de Corpus Christi: entenda significado e como tradição foi trazida ao Brasil
Trata-se de uma obra de arte coletiva, feita por várias mãos. Entre os materiais usados estão pó-de-serra, cartolina e areia. Tem que ser feito com bastante cuidado para nada dar errado.
“É um trabalho em equipe. A gente começou antes, nos encontros de catequese e aí agora a gente está finalizando com eles. O Espírito Santo e os sete dons, ficou bem bacana. Bastante cuidado e amor, com toda a certeza”, explicou a professora Cristiane Lima.
Thaís e Gustavo são catequistas na paróquia. O casal se doa todos os anos na criação dos tapetes.
“Comecei em Biritiba Mirim, nossa cidade de origem, com cerca de oito, nove anos de idade. Hoje, aqui com meus 25, 26, trabalhando agora na Vila da Prata, mais recentemente. E é um trabalho muito gostoso, que a gente gosta de fazer desde criança. A gente pode ver, a criançada se diverte bastante trabalhando e é um momento aqui que a gente tem esse contato mais prolongado, inclusive com os pais das crianças também. É muito gostoso, por isso essa continuidade por tanto tempo”, contou o publicitário Gustavo Duarte.
“A gente acordou cedinho, às 6h, pra conseguir chegar aqui por volta das 6h40 para receber os nossos catequizandos. Todos os anos a gente confecciona os tapetes de Corpus Christi. Acho que é uma importância de fé muito grande. A gente tem uma responsabilidade com as pessoas que vêm pra Santa Missa, pra procissão. Então, fazer desenhos bonitos e preparar esse caminho pra Deus passar durante a procissão”, explicou a analista de recursos humanos Thais Helena.
Fiéis da Igreja Nossa Senhora do Socorro também confeccionaram tapetes
TV Diário/Reprodução
Os tapetes confeccionados pelos devotos têm um significado especial para a igreja. “É uma alegria, uma gratidão ver toda a comunidade manifestar sua fé. Essa fé, não só dos adultos, mas também das crianças da catequese. Isso só faz com que a gente se sinta bem e a gente percebe que essa fé vai longe”, disse o padre Dieudonné Bukasa N’Dala.
Neste dia especial para os cristãos, os tapetes são confeccionados em várias igrejas do Alto Tietê. Os fiéis da Igreja Nossa Senhora do Socorro também se juntaram para participar. No local, o tapete forma, literalmente, um caminho.
“A gente tenta fazer como se fosse uma história, traçar a história do Corpus Christi. Então, a gente começa a contar a história a partir daqui, que é a anunciação. Então, aqui tem os anjos e aí vai seguindo o rio, e vai seguindo a trajetória”, disse a contadora Debora Marques.
Os fiéis também já se preparavam para a missa campal. “Desde agora cedo a comunidade está preparando os tapetes, onde Jesus, na eucaristia, vai passar. Então, nós celebraremos aqui na praça, será o ponto alto do nosso dia, celebrando com toda a comunidade”, contou o padre Michel dos Santos, pároco de Nossa Senhora do Socorro.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.