Casarão do Chá recebe 11ª edição do Festival de Cerâmica


Evento começa neste domingo (4), com venda e exposição de peças cerâmicas, oficinas gratuitas, demonstrações e praça de alimentação. Casarão do Chá recebe Festival de Cerâmica
Divulgação/Prefeitura de Mogi
A 11ª edição do Festival de Cerâmica começa neste domingo (4), no Casarão do Chá de Mogi das Cruzes. O evento conta com exposições, oficinas,artesanato entre outras atividades.
A entrada e o estacionamento do evento são gratuitos. Quem for prestigiar as festividades pode levar também seu animal de estimação que na área interna do patrimônio deve ficar no colo do tutor.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O festival contará com venda e exposição de peças cerâmicas, oficinas gratuitas, demonstrações, praça de alimentação e artesanato. Novas edições do festival estão programadas para os dias 18 e 25 de agosto sempre das 9h às 17h
O Casarão do Chá fica na Estrada do Chá cx 05, Cocuera, Mogi das Cruzes. Mais informações pelos telefones 4792-2164, 4610-6861, pelo whatsapp 11 95443-8241 ou pelo site do Casarão do Chá
Casarão do Chá
No ano de 1942 o mestre-carpinteiro japonês Kazuo Hanaoka construiu o Casarão do Chá, o local seria uma fábrica de chá em Mogi das Cruzes. Por isso carrega esse nome, mas antes mesmo de Kazuo adquirir a área, o local já vinha obtendo bons rendimentos com o beneficiamento de chá por conta da II Guerra Mundial, que interrompeu a exportação do chá da Índia.
Em 1947, com a retomada dos fornecedores a produção local de chá perdeu mercado e isso fez com que a área do casarão fosse arrendada, subdividida em unidades menores e depois vendida. A família Namie comprou as terras e no mesmo ano decidiu insistir na produção de chá, mas a atividade foi abandonada em 1968.
Após o abandono, o casarão passou a servir como depósito de produtos agrícolas, veículos e equipamentos da propriedade. Essa utilização inadequada provocou a rápida danificação do edifício.
A estrutura original do casarão foi feita com base na arquitetura tradicional japonesa, sem a utilização de pregos a parafusos na construção, dentre outros detalhes tradicionais.
Reforma do Casarão do Chá
Após os danos causados no prédio, em 2005 o Ministério da Cultura e o governo federal custeou as obras para a reforma do local.
Em 2009, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura também liberaram recursos para ajudar nas obras.
O casarão teve todo o seu sistema elétrico reformulado, o chão foi nivelado e foi feita ainda a colocação de brita, uma tela de aço e, por fim, a instalação de cerâmica. A reforma foi feita por um marceneiro que veio do Japão apenas para ajudar na obra, o Tetsuya Nakao.
Com a Associação Casarão do Chá a frente de tudo, em 2014 o patrimônio histórico mogiano foi entregue. A entidade tinha como presidente Akinori Nakatani uma figura importante que morreu em 2023.
Casarão do Chá passou por restauração de mais de 10 anos.
Jenifer Carpani/G1
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.