Escolas e creches da rede municipal de Suzano passarão a contar com detectores de metais

O equipamento será utilizado por controladores de acesso das unidades de ensino em pessoas de fora da comunidade escolar. De acordo com a Prefeitura, a medida faz parte de alternativas para reforçar a segurança nas escolas da cidade. Suzano adquire detectores de metais para segurança das escolas e creches
As escolas e creches da rede municipal de Suzano passarão a contar com detectores de metais. Segundo a Prefeitura, 100 aparelhos foram adquiridos pela administração do município e 50 foram recebidos por meio de doações.
Os equipamentos devem começar a ser utilizados nas instituições até o fim de abril. Funcionários que irão manusear os detectores de metal nas escolas irão passar por treinamento.
Segundo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, os aparelhos serão utilizados por controladores de acessos das unidades de ensino que identificarem pessoas estranhas à comunidade escolar.
“As escolas municipais têm os alunos de até 10 anos. Lógico que a gente não vai colocar nos alunos, até por conta de que, os alunos já têm, automaticamente, uma vistoria junto com as professoras, que pegam o lanche durante o dia, que olham a mochila. Então, não é o nosso foco. Com esse treinamento que vai ter, eles vão poder saber identificar aquelas pessoas estranhas à comunidade escolar, as pessoas que têm alguma suspeita ou algum outro caso que pode estar acontecendo. Aí sim faz o uso do equipamento”.
A tecnologia pode ajudar no reforço da segurança nas unidades de ensino municipais. Atualmente, de acordo com a Prefeitura, as 74 escolas da rede municipal da cidade contam com monitoramento de câmeras.
“São mais de mil câmeras. Nós estamos estendendo também às nossas creches comunitárias, então vamos ter mais de 100 escolas monitoradas, com botão de pânico. Estamos contratando 29 GCMs aqui na cidade e vamos fazer uma nova corporação aqui no município que é a ronda escolar municipal que, em apoio à PM, vai estar vistoriando, lógico, a nossa rede municipal, mas vai poder ajudar, junto com a Polícia Militar, colaborando com a rede estadual de ensino, podendo fazer esse conjunto de ações. Até porque todos nós estamos na mesma cidade, não importa se a rede é municipal ou estadual, a gente vai estar contribuindo o máximo possível”.
Em relação às escolas estaduais de Suzano, o prefeito ressaltou que as medidas de segurança devem ser realizadas pelo governo estadual. “A gente sabe que a gestão, as ações são tomadas pela Secretaria [de Educação] do Estado com relação às escolas estaduais. Mas a cidade de Suzano, caso seja necessário e caso necessite, a gente tem essa possibilidade também de estar disponibilizando às 45 escolas aqui esse equipamento. Mas lembrando que eles têm os seus procedimentos, têm as ações que estão vindo que estão vindo do governo do Estado, e eles vão estar tomando todas as providências”.
Ainda de acordo com o prefeito, o treinamento e a capacitação dos funcionários das escolas será realizado nos próximos dias, com os detectores adquiridos.
“Vai ser agora nesses próximos dias. Os equipamentos estão chegando, a gente quer fazer isso com eles em mão. E aí, lógico, pegar todos os nossos controladores de acesso, os nossos colaboradores que estão aptos pra fazer esse controle nas escolas pra gente poder estar passando esse equipamento, bem como esse treinamento. Queria lembrar também que nas nossas escolas da rede municipal, por serem crianças pequenas, nós temos um outro projeto também que corre de forma paralela, que é muito bacana, que é o Prevenir a Violência. No Prevenir a Violência nós temos funcionários, colaboradores das escolas, que identificam as crianças que estão sofrendo bullying, que praticam bullying ou que faltam nas escolas. E a gente está atuando junto do núcleo familiar pra poder sanar isso também”.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.