Representantes do turismo de Mogi das Cruzes pedem o retorno de secretaria ligada ao setor


Associação que representa o turismo rural diz que é preciso dar importância ao turismo da cidade. Prefeitura de Mogi disse que vinculou ações do turismo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação após reforma administrativa. Representantes do turismo de Mogi lutam pelo retorno da secretaria ligada ao setor
Representantes do setor de turismo de Mogi das Cruzes lutam para que a cidade volte a ter uma secretaria diretamente ligada ao setor. A Prefeitura de Mogi disse que vinculou ações do turismo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação após reforma administrativa.
As igrejas do Carmo, o Theatro Vasques e o Mercado Municipal são apenas uma parte do importante patrimônio artístico e cultural de Mogi das Cruzes, que tem ainda a maior Festa do Divino Espírito do estado e a segunda maior do país.
Outro grande atrativo é o turismo rural. Uma cartilha foi lançada recentemente pela associação que representa o setor.
“A cartilha foi lançada com o propósito de divulgar as propriedades que recebem pelo turismo rural em Mogi das Cruzes. Como a gente está em área rural, é pouco conhecido, poucos mogianos conhecem. Então, foi uma oportunidade aberta pela Secretaria da Agricultura. Mogi das Cruzes ainda é um Cinturão Verde, mas a produção de orquídeas é uma cultura que se destaca muito. As pessoas gostam, está sendo mais popular. Então, temos, por exemplo, o Orquidário Oriental, que tem uma grande diversidade de orquídeas à venda, e temos também o paraíso das microorquídeas”, contou Marta Yabase, presidente da Associação de Turismo Rural.
Theatro Vasques é um dos pontos turísticos de Mogi das Cruzes
TV Diário/Reprodução
Mesmo com todo este potencial, o município não conta com uma secretaria para cuidar exclusivamente do turismo. O que existe é uma coordenação.
Até o final de dezembro, a Coordenadoria de Turismo era ligada à Secretaria de Cultura. Depois disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes incorporou o órgão à Secretaria de Desenvolvimento. Atualmente, a coordenadoria é composta por três servidores. Na Câmara de Vereadores já existe uma articulação para transformar o turismo em uma secretaria de governo.
“Temos uma coordenadoria, faz parte do desenvolvimento, da Secretaria de Desenvolvimento. A nossa indicação da comissão (de Cultura, Esporte e Turismo) é que ela seja uma secretaria. A gente vê o potencial que tem Mogi das Cruzes no turismo e a gente sabe que tendo uma secretaria podemos adquirir programas, tanto federais como estaduais, para fomentar ainda mais o turismo aqui na nossa cidade. Nós temos uma reunião com o secretário Pedro Komura, da [Secretaria de] Desenvolvimento, para avançar com essa conversa. A gente sabe o potencial que tem a cidade e a necessidade de ter uma secretaria”, disse o Eduardo Ota, vereador, presidente da Comissão de Cultura Esporte e Turismo.
A reportagem do Diário TV questionou o vereador sobre as despesas para os cofres públicos, com a criação de mais uma secretaria.
“Seria um investimento. Como eu falei, a gente vai conseguir ir atrás de programas estaduais e federais pra fomentar ainda mais o turismo aqui. E o turismo é o que mais gera renda e emprego no mundo inteiro. Com o potencial que tem Mogi das Cruzes, acaba sendo um investimento”.
Cartilha mostra alguma das opções de lazer e turismo rural em Mogi das Cruzes
TV Diário/Reprodução
Para a presidente da associação, é preciso dar ao turismo da cidade a importância que merece.
“Sentimos a necessidade de criação de uma secretaria mais focada pro turismo porque o potencial da cidade é tão grande e a gente sente muita dificuldade em ser um assunto prioritário pra cidade”, finalizou Marta.
Em nota, a Prefeitura de Mogi informou que passou por reforma administrativa no início do ano. A administração do município ainda disse que que vinculou as ações do turismo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e que nessa nova esfera, com um olhar ainda mais apurado para o fortalecimento do turismo mogiano, a coordenadoria deu início ao desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) – o documento está em fase de consulta pública por meio do aplicativo Colab – e tem estreitado laços com o Sebrae e representantes do turismo na cidade.
A Prefeitura também ressaltou que tem fortalecido ações e projetos que consolidem o potencial turístico da cidade, que é instituída como Município de Interesse Turístico pelo governo do Estado de São Paulo.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.