‘Mais Médicos’ prevê ao menos 30 vagas para cidades do Alto Tietê


Edital de abril deste ano atribuiu vagas para Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz, Itaquaquecetuba e Suzano. Governo federal distribuiu vagas aos municípios que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa. ‘Mais Médicos’ prevê 34 vagas a profissionais para cinco cidades do Alto Tietê
André Ávila / Agência RBS
O Ministério da Saúde prevê ao menos 30 vagas pelo programa Mais Médicos a profissionais para três cidades do Alto Tietê. Deste total, 13 vagas foram solicitadas por Ferraz de Vasconcelos, 12 por Itaquaquecetuba e cinco por Suzano.
O edital da pasta de 18 de abril também contemplava três vagas a Arujá e uma a Biritiba Mirim. No entanto, as prefeituras das duas cidades não confirmaram quantas vagas foram solicitadas.
Atualmente, Itaquaquecetuba conta com oito profissionais pelo programa Mais Médicos e as novas vagas serão direcionadas para as Unidades de Saúde da Família (USFs) localizadas nos bairros Parque Piratininga, Pequeno Coração, Jardim Miray, Jardim América, Jardim Josely e Nicea/Louzada. Já Suzano possui 12, de acordo com as respectivas prefeituras.
LEIA TAMBÉM:
Ministério da Saúde publica edital com mais de 6 mil vagas para o ‘Mais Médicos’
Governo relança programa Mais Médicos nesta segunda e deve priorizar profissionais brasileiros
O edital publicado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde foi voltado exclusivamente para os municípios que tinham interesse nas vagas do programa. Cada cidade recebeu um número limite de vagas. Os municípios que confirmaram a participação informaram o total de profissionais que desejam receber. Esse número pode ser menor do que o limite autorizado pelo governo.
Após a confirmação do número de vagas, o Ministério da Saúde enviará aos municípios profissionais credenciados pelo programa. O governo informou que deverá abrir outras 10 mil vagas até o final do ano, que terão contrapartida dos municípios
O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.
Seleção
O novo formato do programa mantém a possibilidade de atuação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, mas segue dando preferência para atuação dos nativos formados no país.
No caso dos que possuem diploma estrangeiro, o Ministério da Educação prevê oferecer incentivo para que façam o Revalida, teste que permite a validação do diploma de instituição de outro país para atuação no Brasil.
Os médicos com residência em Família e Comunidade terão pontuação adicional de 10% para a seleção do programa.
Mais Médicos no Alto Tietê
O g1 questionou as prefeituras da região sobre a quantidade de médicos que atuam em cada cidade através dos programas. Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santa Isabel não responderam os questionamentos até o momento.
Confira as respostas das outras cidades:
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que não possui profissionais do programa Mais Médicos e não foi contemplada no Edital nº 04, de 14/04/23.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que conta atualmente com oito médicos contratados por meio do programa Mais Médicos, além de 12 vagas disponíveis. As vagas são para as Unidades de Saúde da Família (USFs) localizadas nos bairros Parque Piratininga, Pequeno Coração, Jardim Miray, Jardim América, Josely e Nicea Louzada.
Ainda segundo a administração do município, os trabalhos desenvolvidos seguem o escopo desempenhado pela estratégia em saúde da família, com atendimento clínico e visita domiciliar.
Poá
A Secretaria de Saúde de Poá informou que, nesta primeira etapa do programa Mais Médicos, o município não foi contemplado, de acordo com o edital do Ministério da Saúde. A pasta ressaltou ainda que aguarda a segunda etapa para verificar se a cidade será contemplada por profissionais do programa.
Suzano
De acordo com a Prefeitura de Suzano, atualmente a rede municipal de saúde conta com 12 profissionais do programa Mais Médicos e a meta é contar com pelo menos 17, motivo pelo qual serão solicitados cinco nesta nova leva.
Ainda segundo a Prefeitura, os novos profissionais serão direcionados a bairros que ainda serão definidos, mas principalmente para as regiões norte e sul. São médicos generalistas que irão atuar na atenção primária da rede básica de saúde.
Novo Mais Médicos
O programa Mais Médicos, do governo federal, prevê 34 novos profissionais para atuar em cinco cidades do Alto Tietê. As vagas foram apresentadas no edital nº 4, do governo federal, publicado no Diário Oficial da União do dia 18 de abril.
O Ministério da Saúde publicou um edital com 6.252 vagas para o projeto Mais Médicos para o Brasil. As vagas estão autorizadas e foram distribuídas para cidades que desejarem renovar a participação ou aderir ao programa.
O programa Mais Médicos foi relançado pelo presidente Lula no dia 20 de março. O objetivo do governo é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.