A logística de distribuição dos medicamentos é realizada através de um sistema informatizado, onde as farmácias das unidades de saúde solicitam os remédios conforme o consumo quinzenal. A quantidade solicitada é baseada no consumo médio e a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) atende conforme a disponibilidade em estoque.
Para retirar os medicamentos, os munícipes precisam apresentar uma receita válida e os documentos necessários, incluindo documento original com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência atual. A validade das prescrições varia: 10 dias para antibióticos, 30 dias para medicamentos controlados e 180 dias para medicamentos de uso contínuo. No caso de medicamentos controlados retirados por terceiros, é necessário que a pessoa apresente seu próprio documento com foto.
Todos os pacientes atendidos são cadastrados no sistema da prefeitura e periodicamente é solicitada a atualização cadastral, incluindo a apresentação do comprovante de residência.
Prevenção de Falta de Medicamentos
Para evitar a falta de medicamentos nos postos de saúde, a Secretaria de Saúde utiliza um sistema informatizado que permite o gerenciamento eficiente do estoque, baseado no consumo médio mensal.
Parcerias e Programas
A Prefeitura de Suzano apoia o projeto “Farmácia Solidária Universitária”, da UniPiaget, que é uma iniciativa sem fins lucrativos que promove a doação de medicamentos. A prefeitura disponibiliza postos de coleta, cuida da logística de transporte dos medicamentos até o campus da universidade e da logística reversa dos itens não utilizados. Os medicamentos da “Farmácia Solidária Universitária” provêm de doações das pessoas interessadas em promover a boa ação. Mais informações podem ser obtidas em:
Também existe o programa Farmácia Popular, do governo federal, que contempla o município com 15 drogarias conveniadas. Para mais informações: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular.