Para enfrentar o frio intenso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou a Operação Inverno, que desde 1° de junho visa reforçar o suporte a pessoas em situação de rua. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, inclui o acolhimento emergencial em vários locais, com destaque para o Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, que oferece estrutura completa para pernoite, alimentação e cuidados essenciais.
De acordo com a administração pública, um dos principais pontos de acolhimento emergencial é o Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, que foi preparado para receber até 30 pessoas por noite. O ginásio oferece camas, travesseiros, cobertores, alimentação, higiene e roupas, conforme as doações recebidas. A operação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que disponibilizou o espaço.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
A operação no Ginásio funciona diariamente das 19h30 às 7h do dia seguinte, com café da manhã fornecido antes da saída dos acolhidos. A comunidade é incentivada a contribuir com doações de roupas e agasalhos, que devem ser entregues diretamente no Ginásio a partir das 19h30.
Além do acolhimento emergencial no Ginásio, a operação inclui a ampliação do horário de trabalho das equipes de abordagem social, que agora atuam das 7h às 22h, incluindo finais de semana e feriados. Essa ampliação visa atender a demanda crescente e ajustar a resposta às variações de temperatura.
Como utilizar
Para utilizar os serviços de acolhimento, não é necessário passar por triagem ou encaminhamento prévio. Ao chegar, as equipes da Secretaria de Assistência Social realizam uma abordagem inicial para verificar se a pessoa já está sendo atendida em alguma das unidades permanentes, que operam ao longo do ano. Caso a pessoa não seja munícipe de Mogi das Cruzes, é oferecido encaminhamento para sua cidade de origem.
A Prefeitura destaca que, além do Ginásio, a cidade conta com sete unidades permanentes de acolhimento, que, durante a Operação Inverno, disponibilizam um total de 167 vagas. “O atendimento à população de rua é uma prioridade ao longo de todo o ano, com a Operação Inverno proporcionando um suporte adicional durante os meses mais frios.”
O post Durante frio intenso, Mogi lança ‘Operação Inverno’ para acolher pessoas em situação de rua apareceu primeiro em O Diário de Mogi.