Moradores relatam momentos de pânico durante queda de balão em condomínio de Arujá


Eles destacam que prédio onde artefato ficou preso ficava perto de parquinho onde crianças brincavam. Moradores de condomínio de Arujá relatam momentos de pânico com queda de balão
Os moradores de um condomínio de Arujá relatam momentos de pânico ao presenciarem a queda de um balão. Várias crianças brincavam em um parquinho perto do prédio onde o balão ficou pendurado em chamas. A ocorrência foi na noite de sábado (10).
Nas imagens gravadas por moradores dá para ver o artefato pegando fogo enquanto se choca em um dos prédios. As pessoas gritam assustadas. “Eu ouvi a minha esposa me chamar de uma maneira que eu nunca ouvi. Então já me levantei prontamente, achando que era um acidente envolvendo a minha família alguma coisa assim. E na hora que eu saí ali na janela, ela estava mostrando o balão que já estava preso no prédio e a correria de pessoas aqui embaixo. Baloeiros, pessoas pulando o portão. E dois minutos depois desse momento o balão estourou, pegou fogo e caiu. Parte do fogo caiu sobre o telhado e foi gritaria, gente chorando”, conta o engenheiro Magno Wesley do Nascimento.
Em outro vídeo gravado momentos antes da queda é possível ver quando o balão se aproxima do condomínio. A correria no pátio é intensa.
Balão em chamas assustou moradores de condomínio de Arujá
Reprodução/TV Diário
Instantes depois, cai sobre o edifício. “Ali onde o balão parou, ali embaixo tem um registro de gás. Então quando a tocha do balão ela estourou, ela desceu a gente ficou com medo de explodir. E nós mesmo morador a gente pegou o extintor e apagou para não ter explosão, essas coisas. O pessoal correndo atrás do balão, acho que é esse povo que é baloeiro, fica atrás de balão e quando viram que o balão estava aqui a rua encheu de carro, de moto, pularam os portão, praticamente invadiram” destaca a auxiliar de produção Andreia Maria da Silva.
O prédio onde o balão caiu fica perto de um parquinho. Os pais tiveram que retirar os filhos as pressas. “Tinha várias crianças aqui. O fato do balão ter enroscado pode ter dado tempo para os moradores terem tirado as crianças daqui. Ao passo que se o balão tivesse caído direto, de uma vez, pode ser que não houvesse tempo pra notar que ele estivesse caindo. Pode ser que pudesse ter acontecido algo terrível aqui”, afirma o engenheiro Magno Nascimento.
O autônomo Severino Pontes Branco lembra que precisou ajudar duas moradoras deficientes a saírem do prédio às pressas. “Uma tem quase 90 anos e foi o maior sufoco para descer com essas senhoras. Para tirar do perigo que estava passando. Se no caso pega fogo no prédio que caiu o balão o que poderia acontecer, bem mais grave do que o que foi. Graças a Deus nada grave aconteceu, não feriu ninguém, não pegou fogo em carro. Não pegou fogo no parquinho das crianças. Eu na verdade nunca tinha visto um balão daquele tamanho.”
Segundo a Prefeitura de Arujá, o Corpo de Nombeiros foi acionado, a Guarda Municipal e a Polícia Militar estiveram no local, mas o fogo já havia sido controlado.
Soltar balão é crime ambiental e a pena prevista é de um a três anos de prisão e multa. Mas quem passou um susto tão grande, acha que as punições deveriam ser mais severas. “Proíbe, mas ao mesmo tempo eles facilitam. Porque o cara vai lá, paga uma fiança no outro dia ele está na rua soltando do mesmo jeito. Tinha que ter mais lei mais dura. Pegou vai pagar o justo porque se acontece uma tragédia aqui e morre meio mundo de gente. Se cai nos botijões de gás aí? O que poderia acontecer né? Seria coisa bem mais grave, uma explosão muito grande e ia morrer muita gente”, questiona o autônomo Severino Pontes Branco.
Balão em chamas cai em condomínio em Arujá; assista vídeo
Reprodução
Outras ocorrências com balão
Essa foi a terceira ocorrência com balões na região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, durante o final de semana. Na manhã de sábado, balões foram vistos sobrevoando Mogi das Cruzes.
Já no domingo (11), a Polícia Ambiental flagrou um grupo soltando dois balões em uma chácara em Suzano.
De acordo com a polícia, 18 pessoas foram abordadas e cinco balões, sete rolos de corda de sisal, dois botijões de gás, quatro maçaricos, dois brincos de balão (enfeite), três bandeiras para balão e cinco tochas foram encontrados no local.
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.