Os dados acima são de pesquisa estimulada, na qual os pesquisadores oferecem nomes dos concorrentes aos entrevistados. Nesse item, ainda conforme o levantamento, nulos e brancos são 8,3%, indecisos 6,5% e não opinaram 8,5%. A pesquisa ouviu 600 pessoas, entre os dias 10 e 11 de agosto e a margem de erro é 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário espontâneo, em que os entrevistados, quando questionados sobre em quem votariam, citam nomes que vem à mente, Mara tem 26,3% da preferência. Cunha aparece com 14,5% e Rodrigo Valverde com 8,8%. A Professora Sheila Mantovani (PMN) foi citada por 1,3%, enquanto o Dr. José Roberto (PRTB) tem 0,5%. Votos brancos, nulos, indecisos ou não opinaram somam 48,8%.
Segundo turno
O Instituto Opinião também questionou a preferência dos entrevistados num eventual segundo turno. Mara sairia vencedora em qualquer cenário. Se a disputa fosse contra o atual prefeito de Mogi, a liberal teria 48,8%. Já Cunha, 28,8%. Num confronto com Valverde, a pré-candidata a prefeita pelo PL amplia sua vantagem e atinge 59,5% das intenções de voto contra 18,3% do petista.
Rejeição
O Instituto Opinião perguntou aos entrevistados em quais pré-candidatos a prefeito de Mogi eles não votariam de jeito nenhum. Cunha, que busca a reeleição, é o campeão, sendo rejeitado por 49,3%. Valverde é o segundo, com 24,8%. Já a pré-candidata do PL é uma das menos rejeitadas – aparece em terceiro lugar, com 20,3%.
Metodologia
O levantamento do Instituto Opinião, realizado entre os dias 10 e 11 de agosto em Mogi das Cruzes, tem 95% de grau de confiança e margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-01701/2024
Segunda pesquisa
A pesquisa do Instituto Opinião é a segunda divulgada num período de duas semanas na cidade. Mara também aparece como líder da preferência dos mogianos no levantamento do Instituto Quanti.Lab Consultoria e Pesquisa, encomendado pela Rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes (AM 1.070) e tornado público em 29/7. À época, Mara pontuou à frente, com 47% das intenções de voto contra 27% do atual prefeito.