Eleições 2024: confira as propostas dos candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes na área da saúde


Propostas dos candidatos estão presentes no plano de governo, que constam nas informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cinco candidatos concorrem à Prefeitura de Mogi das Cruzes neste ano. Candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes têm propostas para saúde
g1/divulgação
O g1 fez um levantamento das propostas para a área da saúde dos candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes nas Eleições 2024, com base nos programas de governo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Concorrem ao cargo Caio Cunha (PODE), Doutor Roberto Rodrigues (PRTB), Mara Bertaiolli (PL), Professora Sheila Mantovanni (MOBILIZA) e Rodrigo Valverde (PT).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 6 de outubro.
Confira as principais propostas dos candidatos
Caio Cunha (Podemos)
Caio Cunha Mogi das Cruzes eleições 2024
Arquivo pessoal
No plano de governo, o candidato do Podemos afirma que o objetivo é aumentar a cobertura da Atenção Primária em Saúde e a acessibilidade dos serviços, garantindo atendimento de qualidade para todos os mogianos.
Em relação à valorização dos profissionais de saúde, ele diz que vai proporcionar condições de trabalho adequadas e oportunidades de desenvolvimento profissional.
Na parte de infraestrutura, Cunha afirma que vai criar um sistema de saúde eficiente e inclusivo, que atenda às necessidades da população de forma integral, a partir da modernização contínua e a incorporação de novas tecnologias.
Veja a íntegra do plano de governo de Caio Cunha aqui
Doutor Roberto Rodrigues (PRTB)
PRTB oficializa José Roberto como candidato a prefeito de Mogi das Cruzes
PRTB/Divulgação
O candidato do PRTB diz que vai criar programas para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as faixas etárias, descentralizando e ampliando a cobertura de atendimento da Atenção Básica e Pronto Atendimento. Para isso, Rodrigues um dos principais pontos do plano de governo é a ampliação dos investimentos em saúde.
Na parte de infraestrutura, ele diz que vai realizar um estudo para construção de um hospital em Jundiapeba e César de Souza, e readequação do hospital Brás Cubas, com a finalidade de atendimento de pronto-socorro e reestruturar o pronto-socorro da Santa Casa de Mogi Das Cruzes.
Além disso, ele também vai iniciar um estudo de viabilidade financeira, com objetivo de assumir o pronto-atendimento no Hospital Luzia de Pinho Melo, em parceria com o governo do Estado.
Em relação às especialidades, ele diz que vai ampliar o centro integrado de exames e diagnósticos e criar mutirões periódicos para consultas e cirurgias eletivas.
O candidato ainda cita que vai capacitar profissionais da saúde para o atendimento adequado aos usuários e dependentes de drogas lícita e ilícitas.
Veja a íntegra do plano de governo de Doutor Roberto Rodrigues aqui
Mara Bertaiolli (PL)
Mara Bertaiolli pré-candidata prefeitura de Mogi das Cruzes
Redes sociais/Reprodução
A candidata do PL afirma no plano de governo que a saúde será uma das principais políticas públicas da gestão e apresenta 43 itens para a área. Entre elas, destaca que vai colocar em funcionamento a primeira Maternidade Pública Municipal da Mãe Mogiana, com leitos específicos para gestantes, UTI Neonatal, cuidados intermediários e UTI Adulto.
Mara também promete promover a recuperação e a gestão do Sistema Integrado de Saúde (SIS), com objetivo de agilizar o agendamento de consultas, retornos e exames, e também ampliar o 160 SIS por meio do cadastramento e recadastramento dos mogianos que utilizam a rede pública de saúde.
Em relação à oferta de atendimento, a promessa é de retomada do pacto hospitalar com a participação do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Luzia de Pinho Melo e Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, além de todas as demais unidades de saúde sob gerenciamento do governo do estado ou do governo federal.
Mara ainda afirma que vai fortalecer os serviços de saúde mental prestados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), CAPS AD (Álcool e Droga), CAPS Infantil e do Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO). Implementar políticas públicas para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras drogas.
Veja a íntegra do plano de governo de Mara Bertaiolli aqui
Professora Sheila Mantovanni (MOBILIZA)
Sheila Mantovanni pré-candidata Prefeitura Mogi das Cruzes
Arquivo pessoal
A candidata do Mobiliza lista 12 itens relacionados à área da saúde no plano de governo. Em relação ao atendimento geral, ela afirma que vai expandir o número de unidades de saúde 24 horas, especialmente em bairros mais afastados, aumentar a frota de ambulâncias e garantir a contratação e reposição imediata de médicos e demais profissionais de saúde, além de implementar práticas de valorização e educação permanente para os trabalhadores da saúde.
Sobre grupos especiais, ela afirma que vai garantir assistência e tratamento para autistas, deficientes intelectuais, deficientes físicos e portadores de doenças psiquiátricas.
Mantovanni também diz que vai ampliar e qualificar a rede de atenção especializada, reduzindo o tempo de espera para cirurgias eletivas, consultas e exames especializados.
Como alternativa para os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, ela diz que vai firmar parcerias com clínicas de recuperação para dependentes químicos.
Veja a íntegra do plano de governo de Sheila Mantovanni aqui
Rodrigo Valverde (PT)
Rodrigo Valverde pré-candidato Prefeitura de Mogi das Cruzes
Arquivo pessoal
No plano de governo, o candidato do PT diz que vai levar a saúde diretamente às casas dos cidadãos através da duplicação da rede de atenção primária, incluindo nas UBSs tradicionais também Estratégia Saúde da Família, e da adoção massiva de telemedicina com a criação do Saúde na Palma da Mão, um sistema digital que centralizará agendamentos, consultas online, exames e distribuição de pacientes via UPA Digital e Ambulatório Municipal Digital.
O candidato propõe, ainda, a descentralização da rede física e diz que planeja ter um equipamento de saúde em todos os distritos, ampliar a entrega domiciliar de medicamentos, e fortalecer o controle de zoonoses.
Na parte de oferta de serviços, ele diz que vai repactuar contratos de gestão com Organizações Sociais de Saúde (OSs), através de um pente fino nas entidades, em busca de qualidade de excelência no serviço, além da criação da Fundação Municipal de Saúde. O plano de governo de Valverde também cita como proposta a promoção de campanhas de saúde específicas, mutirões para reduzir filas de espera, criação de um Centro de Especialidades Odontológicas e uma clínica móvel de saúde bucal.
Sobre o atendimento voltado à saúde das mulheres, ele afirma que vai transformar o atual Pró-Mulher na Cidade da Mulher, um centro de atendimento integral aos direitos das mulheres, com serviços multidisciplinares.
Veja a íntegra do plano de governo de Rodrigo Valverde aqui
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.