CPTM lança sistema de avisos sonoros personalizados e automatizados para as estações

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou o projeto que irá personalizar e automatizar os avisos ao público das 57 estações da companhia, inclusive as de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê. A ação tem como objetivo aprimorar, atualizar e adaptar as mensagens transmitidas aos passageiros diariamente.

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Segundo o gerente de Engenharia de Estações da CPTM, Marco Antonio Di Fraia, o novo sistema de aviso sonoro atende necessidades específicas das diversas e diferentes estações, de acordo com a localidade, número de ocorrências de segurança pública, intervalo entre trens e movimento de passageiros. 

“Com a automação e personalização a CPTM consegue otimizar, ainda mais, o controle da frequência e conteúdo das transmissões de maneira online. Além da flexibilidade de uso, caso a estação necessite efetuar a emissão de um aviso sonoro de forma manual, o sistema permite ao empregado fazer da forma convencional sem interferências”, ressaltou.

“O sistema anterior, implementado no início dos anos 2000, não atendia mais às demandas operacionais e exigia intervenção constante”, destacou Joanito Ferreira, gerente de Estações e Serviços da companhia. A inovação foi desenvolvida com recursos existentes, sem contratação externa. 

“Fizemos adequações no sistema de sonorização, conectando-os com o novo controle centralizado na rede interna e sem custo de investimento”, diz Maitê Bonfiglioli, arquiteta e coordenadora do projeto.

Outro grande destaque foi a utilização da Inteligência Artificial (IA), que viabiliza a padronização de voz e acelera a criação dos avisos especiais. Entre os benefícios deste novo projeto estão a redução do uso de papel para impressões, a otimização da mão de obra das estações e uma comunicação mais dinâmica e personalizada.

Para viabilizar o início do projeto, a CPTM promoveu uma ação alinhada aos princípios do ESG da empresa, o qual envolveu as áreas responsáveis por este trabalho e a equipe de TI. A ação tinha como objetivo identificar computadores inoperantes na companhia e implementá-los nesta nova atividade. Com o resultado, cerca de 51 máquinas foram recuperadas e reutilizadas, contribuindo para a redução de resíduos eletrônicos.



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