Nesses postos, serão distribuídas, em cada um desses dias, 46 senhas a partir das 7h30 da manhã. Os exames serão realizados até às 17 horas.
O atendimento às mulheres de 50 a 69 anos será feito sem necessidade de pedido médico. As munícipes dessa faixa etária devem apresentar apenas documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já os exames nas mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima dos 70 anos serão feitos mediante apresentação de pedido médico, além dos documentos já citados.
No dia do exame, deve ser evitado o uso de cosméticos como desodorante, creme e talco. Também recomenda-se a realização do exame entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação. Caso a paciente tenha feito algum exame de contraste venoso, deve ser aguardado um período de 48 horas antes da mamografia. Em geral, esse procedimento também não é feito em gestantes e lactantes.
Nessa mesma carreta, além dos exames de mamografia, serão efetuados exames de ultrassonografia com o objetivo de atender pacientes já agendadas pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, conforme demanda registrada nas unidades de saúde. O secretário Diego Ferreira afirmou que o serviço especial oferece mais uma grande oportunidade para as mulheres realizarem os exames de mamografia e ultrassonografia. “Poderemos contemplar uma quantidade expressiva de munícipes nesses dias em que a carreta estiver nos postos de saúde. É fundamental esse diagnóstico para detecção precoce do câncer de mama e a garantia do tratamento no tempo oportuno”, declarou Ferreira.