Parcerias com Estado e União garantem 1.970 moradias desde 2017 até agora em Suzano

A Prefeitura de Suzano informa que, em sete anos, registrou um avanço expressivo na oferta de habitação para moradores de baixa renda do município. A cidade colhe os frutos de um trabalho desenvolvido em parceria com os governos estadual e federal, para que fossem proporcionadas moradias a 1.970 famílias nesse período. O trabalho, implementado desde 2017, ainda garantiu a emissão de 853 matrículas em sete localidades para legalização de propriedades, além da regularização de outros 1.380 lotes.

 

As primeiras entregas realizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação ocorreram em 2018, quando 440 famílias receberam, no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, as chaves das suas novas casas nos conjuntos residenciais Solar das Hortênsias e Solar das Oliveiras, localizados no bairro Jardim Fernandes, que foram viabilizadas por meio do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”.

 

Já em 2019, o esforço conjunto da administração municipal com a Caixa Econômica Federal e a Cury Construtora abriram caminho para que 500 famílias do Miguel Badra Planalto e Miguel Badra Jaguari pudessem ter acesso a um novo lar no Conjunto Residencial Bosque das Flores, no Jardim Europa. No ano de 2020, outras 280 famílias foram contempladas, também por meio do “Minha Casa Minha Vida”, e iniciaram uma nova etapa de suas vidas no Residencial Nova América 1 e 2, localizados na estrada Velha Índio Tibiriçá (SP-31).

 

Em 2023, a prefeitura promoveu a entrega dos 600 apartamentos do Residencial Suzano II, no Jardim Europa, que foi realizada em duas etapas, em 6 de abril e 27 de novembro, beneficiando 300 famílias no condomínio A e outras 300 no condomínio B. Nesse caso, além do programa “Minha Casa, Minha Vida”, também houve apoio do programa “Casa Paulista”, do governo estadual. A finalização deste processo pôs fim a uma intensa luta travada pelo Poder Executivo suzanense para a finalização da obra, iniciada em 2015, e que foi paralisada com mais de 90% de conclusão por conta da saída da empresa responsável. Durante o intervalo, as famílias conviveram com incertezas sobre a entrega do condomínio já que, após a construtora deixar o projeto, o espaço chegou a ser invadido e um processo de reintegração de posse precisou ser realizado, em 2017, para manter vivo o sonho da casa própria.

Já neste ano, 150 moradores foram contemplados com novos apartamentos no conjunto residencial Vila Ravena, localizado na rua Mitsuharu Matsushita, no bairro Chácara Nova Suzano. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.