Akimatsuri 2025 deverá ter 140 estandes e aumento de 35% na área do evento

O 38º Festival de Outono Akimatsuri em Mogi das Cruzes terá um aumento de 35% na área do evento. Os números, confirmados pelo presidente do Bunkyo, Frank Tuda, na solenidade de lançamento ocorrida nesta segunda-feira (9/9), permitirão a disponibilidade de até 140 estandes com atrações relacionadas à cultura japonesa.

Também nesta segunda, O Diário e a TV Diário assinaram parceria como mídia oficial do Akimatsuri para mais 10 anos. Outra assinatura foi com a cooperativa Sicred, para renovar o patrocínio master do evento, que em 20925 será nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril. Aliás, segundo Frank, mais da metade dos espaços já estão comercializados.

Ainda segundo Frank, com o aumento da área, o festival poderá acomodar mais visitantes e oferecer uma experiência mais ampla e diversificada, refletindo a rica tradição cultural japonesa e promovendo uma melhor interação entre os participantes.

  • Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
  • Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.

Recorde

No lançamento do Akimatsuri 2025, um vídeo sobre o evento deste ano foi apresentado. Em 2024, o evento reuniu, em quatro dias, mais de 135 mil visitantes em sua 37ª edição, batendo recorde de público. Frank Tuda explica que um dos diferenciais do Festival de Outono Akimatsuri é o voluntariado.

“O comprometimento e a dedicação dos voluntários são fundamentais para a realização deste festival, pois não apenas garantem o funcionamento eficiente das diversas atividades, mas também transmitem a paixão e o carinho pela cultura japonesa que tornam o evento único e memorável para todos os participantes”, comentou.

Tradição

No decorrer deste ano, a organização do Akimatsuri em Mogi das Cruzes focará na definição dos passos seguintes para a realização do evento em 2025, nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril. Entre as atividades a serem finalizadas, estão a seleção de artistas que se apresentarão; a definição das atividades programadas; e a abertura das inscrições para o concurso Miss Akimatsuri.

Já as ações tradicionais do evento, presentes em grande partes das edições, irão permanecer. É o caso do “Bon Odori”, que acontece em uma estrutura móvel, tem como principal objetivo celebrar a boa colheita, além de guiar para o paraíso os espíritos que já se foram

LEIA TAMBÉM

  • Bon Odori’ é destaque no segundo dia do Akimatsuri 2024
  • Tooro Nagashi: cerimônia japonesa em homenagem aos antepassados

O Tooro Nagashi, cerimônia de homenagem aos entes que já partiram, também é uma tradicional celebração do evento. O ritual consiste em colocar um barco de isopor na água, que segue iluminado por uma vela, homenageando os antepassados pedindo paz.

O evento proporciona, ainda, oportunidades aos bazaristas, que montam estandes com uma variedade de produtos, desde artesanato local e alimentos típicos até objetos de decoração e roupas. Eles compartilham a história e a cultura por trás dos produtos, contribuindo para a autenticidade da comemoração.

Por outro lado, os expositores, que podem incluir artistas e criadores de tendências, também serão atrações no Festival de Outono Akimatsuri. Um dos exemplos são as oficinas de ikebana – técnica que consiste na montagem de arranjos florais –além do origâmi, que simboliza a arte de dobrar papel.

Vale lembrar que todo o conteúdo produzido em relação ao Festival Akimatsuri 2024 segue disponível no site de O Diário e, para ter acesso, basta clicar aqui. No endereço eletrônico indicado, é possível conferir assuntos como o Concurso Miss Akimatsuri, a cerimônias de homenagem aos antepassados e de boa colheita“Tooro Nagashi“ e “Bon Odori”, o Concurso de Cosplay, entre outros tópicos.

O post Akimatsuri 2025 deverá ter 140 estandes e aumento de 35% na área do evento apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.