Suzano prepara ‘usina de lixo’ com capacidade para atender o Alto Tietê

As questões relacionadas ao Meio Ambiente foram parte da discussão com Pedro Ishi, prefeito eleito de Suzano, no O Diário Entrevista. Entre as medidas apresentadas por Ishi, o futuro mandatário comentou sobre a chamada “usina de lixo”, um equipamento que será responsável pela gestão de resíduos sólidos da cidade e deve substituir os aterros sanitários.

O projeto, ainda segundo Ishi, terá capacidade superior à demanda de Suzano, o que deve permitir que a empresa responsável pelo equipamento ofereça os serviços para outras cidades do Alto Tietê e lucre com a gestão dos resíduos.

  • Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
  • Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.

“Nós fizemos uma PPP (Parceria Público-Privado) com a Renovar. Através desse contrato, nós estabelecemos algumas diretrizes e, entre elas, está a destinação correta de resíduos sólidos. Ao longo desses anos, nós vamos ter uma usina de lixo para fazer essa destinação.”

O contrato com a Renovar, vale lembrar, tem duração de 30 anos. Entretanto, segundo Ishi, o projeto está, atualmente, em fase de aprovação pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A expectativa é de que, até 2030, a cidade “tenha um grande avanço e se torne uma referência na destinação de resíduos sólidos”. 

Na entrevista, Ishi ainda destacou que o projeto prevê medidas para que a incineração de resíduos não gere mais poluentes para a cidade ou cause desconforto para os moradores da região onde o equipamento estará instalado. Sobre isso, inclusive, o projeto prevê que a usina seja instalada próxima à Rodovia Índio Tibiriçá e à Estrada do Samuel, em Suzano.

“A gente sabe da demanda que existe hoje: a geração de resíduos sólidos, seja comercial ou doméstico. É um grande desafio e acredito que seja um desafio para toda a região e para todos os prefeitos, também.”

Sobre O Diário Entrevista

O Diário de Entrevista é um programa comandado pelo jornalista Saulo Tiossi. O programa vai ao ar toda sexta-feira, às 10h. Ele conta com transmissão ao vivo pelas redes sociais do O Diário e pelo canal do YouTube.

Após a transmissão, a gravação do programa fica salva no canal do YouTube e pode ser acessada a qualquer momento.

O post Suzano prepara ‘usina de lixo’ com capacidade para atender o Alto Tietê apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.