Formada nas eleições municipais de 6/10, a bancada do PL em Itaquá também levou o município à segunda colocação no ranking brasileiro, ficando atrás, tão somente, de Maceió-AL, em números totais. A capital alagoana, que tem 27 cadeiras, elegeu 11 vereadores liberais.
No entanto, se for levado em conta o percentual em relação ao total de vagas nas Câmaras Municipais, Itaquá fica em primeiro lugar no Brasil, com 47,37% de parlamentares liberais eleitos, contra 40,74% da capital alagoana.
Reeleito com 165.975 votos – 91,70% dos sufrágios válidos, o maior percentual do País entre cidades com mais de 200 mil eleitores -, Boigues credita o sucesso do PL no pleito deste ano, tanto no Executivo quanto no Legislativo, à estrutura oferecida pelo partido:
“Estou muito satisfeito no PL. Fui muito bem acolhido pelo presidente nacional, Valdemar Costa Neto, que nos concedeu todas as condições de trabalho para disputarmos a eleição de 2024. A gente veio para somar, para fortalecer a sigla. Não estou feliz, apenas, com a nossa reeleição histórica, mas, também, por termos eleito uma base liberal forte na Câmara Municipal”, observa o delegado.
Maior bancada
Além dos números expressivos alcançados pelo PL no Legislativo de Itaquá, com a agremiação ocupando nove cadeiras, Boigues tem mais um dado a seu favor e que será importante para governar a cidade no próximo mandato. Dos 19 assentos da Casa de Leis, 17 serão de vereadores filiados a partidos da coligação “Força que Faz Itaquá Avançar”, que reelegeu o liberal já em primeiro turno.
Com maioria na Câmara Municipal, cerca de 90%, o delegado deverá governar praticamente sem oposição no mandato 2025/2028.
Formada por 13 legendas (PL, Avante, MDB, PSD, Democracia Cristã, Progressistas, PMN, PSDB / Cidadania, PSB, União Brasil, Republicanos e PMB), a frente ampla liderada por Boigues foi a maior do Alto Tietê, e uma das maiores do estado de São Paulo. A aliança lançou 170 postulantes ao parlamento.
Na avaliação do delegado, que tem o advogado Rogério Tarento (PSD) como vice-prefeito eleito, os números expressivos mostram o reconhecimento da população ao seu grupo político e modelo de gestão:
“Chega um momento em que a gente precisa se fortalecer politicamente para que tenhamos mais representatividade e mais parcerias, inclusive, com os Governos Estadual e Federal”, detalha o liberal.
Ranking Nacional
Logo atrás de Itaquá e de Maceió, o ranking nacional de vereadores eleitos pelo PL traz três municípios empatados na terceira posição, com oito assentos: Amparo-PB, Igarapé do Meio-MA e Lajes Pintadas-RN.
A quarta colocação abarca 10 cidades. Todas fizeram sete vereadores do PL: Satubinha-MA; Biritiba Mirim-SP, no Alto Tietê; Jaboatão dos Guararapes- PE; Riacho de Santana-RN; Rio de Janeiro-RJ; Santa Cruz-PB; Santa Cruz-RN; São Gonçalo-RJ; Venha-Ver-RN; e São Paulo-SP.
Em quinto lugar, estão 11 municípios que elegeram seis parlamentares liberais: Belo Horizonte-MG, Emas-PB, Ibiara-PB, Parari-PB, Pedra Branca-PB, São José do Brejo do Cruz-PB, Londrina-PR, Nova Friburgo-RJ, Encanto-RN, Macaíba-RN e Balneário Camboriú-SC.