Os dados obtidos neste ano reforçam a relevância da obra, que ampliou as atividades do laboratório possibilitando que os atendimentos à população pudessem ser feitos com maior celeridade. Os trabalhos, entregues em 11 de dezembro do ano passado, incluíram a troca de telhados e pisos, nova pintura, mudanças na identidade visual e alterações na parte elétrica. Foram investidos R$ 338.777,40 oriundos de recursos municipais.
A estrutura atende todas as unidades de saúde do município. Os postos realizam as coletas dos pacientes e os funcionários do equipamento passam recolhendo essas amostras, as levando para análise. No laboratório, os materiais são processados e os resultados dos exames são emitidos de forma automatizada. Em seguida, os diagnósticos são devolvidos às unidades atendidas.
O equipamento atende os 24 postos de saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Ambulatório Municipal de Tisiologia, o Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz e a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos. Entre os exames realizados pelo laboratório estão os de sangue, fezes, urina, de cultura e secreções em geral, curva glicêmica, entre outros.
O diretor do laboratório, André Moraes, afirmou que a produtividade do laboratório em 2024 atendeu às expectativas. “Sabíamos que teríamos um aumento na demanda este ano e alcançar esse recorde nos deixa muito felizes e com a sensação de dever cumprido. Esse equipamento é extremamente importante para a cidade e, agora sim, sabemos que está preparado para suprir as necessidades de toda a nossa população”, avaliou.
Por fim, o secretário Diego Ferreira reforçou a importância da estrutura administrada pela pasta. “O laboratório recebe uma alta demanda diária de exames e procedimentos e tem capacidade para atender a todos esses pedidos. É um equipamento autossuficiente, com uma equipe excepcional e que, em consonância com nossa rede de atendimento, possui relevância vital para a Saúde da nossa cidade. Agradeço a todos pelo empenho”, finalizou o chefe da pasta.