O grupo buscava os entorpecentes no Paraguai, levava a carga até a cidade de Foz do Iguaçu (PR) e seguia até a capital paulista, onde realizava a distribuição.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 50 quilos de drogas, R$ 160 mil, uma arma de fogo e seis veículos, entre carros e motos, usados tanto para lavagem de dinheiro quanto como pagamento por drogas.
A investigação, que começou em julho do ano passado, foi conduzida pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Mogi das Cruzes. O setor de inteligência identificou o esquema e passou a monitorar os investigados, alguns dos quais têm ligação com uma facção criminosa atuante no estado.
Os policiais civis deflagraram a Operação Synoro (fronteira, em grego) para cumprir 37 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão temporária expedidos pela 2ª Vara Criminal do município. Quatorze alvos foram detidos e mais dois foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Dois dos indiciados foram localizados em Foz do Iguaçu, e cinco na cidade de São Paulo. O restante foi encontrado nos municípios de Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana, e em Itatiba, Porto Feliz e Pindamonhangaba, no interior paulista.
Cerca de 300 policiais civis participaram da ação. O caso está sendo apresentado na Dise de Mogi das Cruzes.